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Na Gigante Onda do E-Commerce

Vocês ouviram falar em Nazaré? Pequena vila litorânea a 120 quilômetros de Lisboa, Portugal. Pois bem, ela é a cidade das ondas gigantes, as maiores ondas do mundo são lá. E assim encontrei a analogia perfeita para os negócios online, crescente e pulsante, o e-commerce ou comércio digital é a onda gigante aqui do Brasil. 

Essa onda movimenta o mercado a passos largos, conquista novos mercados e novos consumidores. Os players responsáveis pelos negócios contratam profissionais e agências de serviços para atuação estratégica visando impulsionar as vendas, approach para conquistar mais e mais clientes e  expandir as atividades de forma ainda mais impactante. 

A reflexão que quero trazer neste artigo é: como surfar numa onda tão grandiosa? Os profissionais que já atuam ou que estão em processo de transição para o segmento digital precisam antes de tudo de PAIXÃO e PREPARO. A paixão determina o sucesso e a felicidade para qualquer coisa que o profissional faz em sua vida, e o e-commerce não é uma exceção. Já o preparo e o aprendizado são fundamentais para gerar resultados e alavancar os negócios.

O fato é que o e-commerce é um dos campos mais dinâmicos em termos de mudanças, então pergunte-se: Quão rápido você pode se PREPARAR e se ADAPTAR às mudanças no meio digital? O autoconhecimento e promoção do autodesenvolvimento não é tarefa fácil, mas é assim que o profissional vai ganhar destaque e determinar o tamanho do seu sucesso, pode acreditar nisso. 

Todo profissional atuante em e-commerce precisa ter uma série de habilidades específicas em tecnologia, mercado e liderança, mas quero destacar 4 habilidades que são importantes e complementares a esse perfil podendo até representar um grande diferencial competitivo.

  1. Comunicação: A qualidade da comunicação com o público-alvo (texto, imagem ou vídeo) determinará naturalmente o resultado de qualquer campanha de marketing digital;
  2. Criatividade: os profissionais precisam ser criativos o suficiente para garantir que suas campanhas se destaquem entre a concorrência, dada a sobrecarga de informações sobre mídia digital; 
  3. Tomada de decisões com base em análise de dados: uma das principais vantagens do e-commerce é a quantidade de dados em tempo real disponíveis para medir o progresso de qualquer campanha, certamente, tomar decisões inteligentes é otimizar uma campanha para o sucesso;  
  4. Disposição para experimentar: A capacidade de experimentar e realizar testes constantemente é crucial para elaboração de estratégias e execução de campanhas diferenciadas. 

Ser um profissional de e-commerce não é uma tarefa das mais fáceis, mas também não é um “bicho de sete cabeças “.  Para o e-commerce ter sucesso precisa posicionar a marca para o público certo, assim, o profissional escolhido tem que ser capaz de pensar de forma estratégica (fora da caixa) e saber utilizar as principais ferramentas digitais, lembre-se disso. 

Grande Abraço e até a próxima!

Por Daisy Blanco

CEO da Escola Corporativa & Coaching. Palestrante e Articulista. Personal & Profissional Coaching. Consultora para Risco & Recuperação de Crédito. Jornalista e Advogada pós-graduada e especialista em Administração de Negócios. Mediadora e Conciliadora certificada pela IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo vinculada ao Tribunal de Justiça de São Paulo.

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