“Sua mente é sua melhor amiga e também sua pior inimiga”.  

Foi isso que eu ouvi depois do resultado de uma avaliação anual na empresa em que trabalho onde fui classificada como “abaixo do esperado”. Sim, isso mesmo que você leu, abaixo do esperado. 

Depois desse feedback, voltei no tempo e fiz uma analogia com os meus tempos de escola. Você se lembra da sua primeira nota baixa? Aquele sentimento de tristeza e frustração de quem estudou muito e na hora H não conseguiu atingir o objetivo. Foi assim que me senti naquele momento – não atingi o meu objetivo. E junto com essa falta de alcance, veio um sentimento de impossibilidade e de não realização. Mas afinal o que isso tem a ver com auto sabotagem?

Vou apresentar para vocês o Shirzad Chamine, CEO de uma das maiores organizações de treinamento de coaches do mundo e autor do livro “Inteligência Positiva”. Ele afirma que apenas 20% das equipes e dos indivíduos alcançam seu verdadeiro potencial e atribui ao processo de sabotagem da mente humana a causa de grande parte dos fracassos. Shirzad parte da premissa que a mente humana é a melhor aliada de cada indivíduo e, também a pior inimiga. Os sabotadores estão sempre lá, agindo de forma inconsciente, mas depois de identificados, podem ser enfraquecidos melhorando as ações da mente humana a favor do indivíduo.

Quando fui me aprofundar sobre o tema, descobri que boa parte do que foi falado no meu feedback estava intimamente relacionado aos meus sabotadores internos, que afetavam as minhas relações profissionais e pessoais. Fiz uma reflexão de quão importante é o autoconhecimento. Um dos principais ensinamentos que o livro reforça é justamente este ponto. Para desenvolver uma inteligência positiva, você precisa se conhecer e saber quais são os sabotadores que prevalecem na sua mente, afinal eles impedem o desenvolvimento do seu potencial pleno.

E como isso funciona na prática? A primeira coisa que eu fiz, foi identificar quais eram os meus principais sabotadores (no final do artigo, vou compartilhar com vocês o link para o teste). Depois disso fui ler a respeito e vi que o coaching pode auxiliar bastante neste papel. Mais que isso, me provoquei para entender se a minha mente estava trabalhando a meu favor ou contra minhas qualidades e talentos.Comecei a me policiar para não ser a sabotadora dos meus próprios planos, sempre encontrando somente os pontos negativos e gerando cada vez mais ansiedade.

Com o tempo a gente aprende a dominar e administrar melhor nossos anseios e consegue controlar melhor nossos sabotadores internos. Como num passe de mágica, os pensamentos negativos começam a se dissipar, a mente parece mais leve, as boas ideias começam a surgir e instantaneamente, recuperamos o controle da nossa mente.

Agora me diz, como você pode enfraquecer seus sabotadores internos?

Por Aline Toledo Costa

Experiência profissional de 13 anos no setor financeiro com foco em meios de pagamentos.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/aline-toledo-costa/

WhatsApp: +55 11 98193-2668

*Recomendo a leitura do livro “Inteligência Positiva”, de Shirzad Chamine. 
*Link para a avaliação dos sabotadores internos: https://www.companhiadasletras.com.br/testeinteligenciapositiva/