Falar do poder do E-Commerce já virou um clichê. Em pesquisa realizada pelo Perfil do E-commerce Brasileiro e divulgada em matéria de 1 de setembro 2020, o E-commerce brasileiro bateu recorde em 2020 totalizando mais de 1,3 milhão de lojas online no país. Segundo mapeamento, em 2019, 26,93% dos E-Commerce`s eram de pequeno porte e faturavam até R$ 250 mil por ano. Hoje esses negócios representam 48,06% das lojas online.

“O E-commerce no Brasil cresceu 47% no semestre, maior alta em 20 anos … O valor médio de desembolso cresceu 6%, R$ 427 (do primeiro semestre de 2020) e R$ 404 (em igual período de 2019)”, segundo divulgado pelo Monitor Mercantil em 3 de setembro de 2020.

Esses dados certamente refletem o comportamento do consumidor brasileiro. Mais fácil do que ficar presos à filas, os consumidores estão preferindo à compra online pelas facilidades que esse tipo de compra proporciona. Saber lidar com a parte técnica e com estratégias para impulsionar as vendas fará sua marca crescer e se consolidar no mercado, mas, uma boa dose de jogo de cintura manterá a empresa relevante e competitiva porque não existe um caminho fixo para o sucesso.

Como a principal atividade no e-commerce é trabalhar para que a loja virtual se destaque diante da concorrência, atendendo aos clientes com qualidade e utilizando tecnologia de ponta, é importante profissionalizar o seu negócio. Assim, se você tem um negócio próspero e possui um orçamento para incorporar profissionais para as diversas frentes de trabalho, FAÇA AGORA MESMO. Se seu e-commerce está no início, COMECE CERTO e siga essas dicas para desenvolver habilidades que podem ajudar você a chegar lá.

# Dica 1 – Concentre-se nos clientes. As habilidades de atendimento ao cliente são parte integrante do sucesso da loja on-line. O mau atendimento pode colocar todos os seus clientes fora da sua marca, enquanto um bom serviço aumenta a lealdade e os faz voltar. Pergunte-se: A sua loja on-line está funcionando corretamente? Todos os links estão em pleno funcionamento? Os preços estão no tamanho adequado para que possam ser rapidamente identificados? O conteúdo de cada produto é completo e oferece todas as informações que o seu público precisa? Busque sempre melhorar o relacionamento com seus clientes. Crie um ambiente favorável à empatia entre vocês. Tenha em mente que seu cliente precisa se sentir abraçado.

# Dica 2 – Trace estratégias e análise dados. Tenha visão 360 graus sobre o negócio. Fique de olhos abertos aos números e, construção de informações e relatórios, pois estes são a base para criar estratégias eficientes evitando, por exemplo, situações como o abandono dos carrinhos de compras, descobrir sobre possíveis causas das desistências de compras dos clientes, melhorar a eficiência da plataforma, etc. Procure estudar todos os dados para gerar mais e mais insights para seu e-commerce.

# Dica 3 – Conhecimento em Marketing e Social Media Marketing (SMM). É necessário dedicar uma parte de seu tempo para atrair clientes para sua loja virtual. Definir as principais fontes de tráfego que você pode utilizar para potencializar suas vendas. Gerar conteúdo de qualidade, investir em mídias e, conhecer as tendências e os assuntos do momento nas redes sociais são alguns exemplos do que é preciso fazer para aumentar o número de visitantes. Para o empreendedor de e-commerce as habilidades de marketing e SMM geram novos clientes e fidelizam o público. Redes sociais populares (Facebook, Instagram, Pinterest e outros) fornecem ótima cobertura do público-alvo. A maioria das habilidades de marketing pode ser aprendida gratuitamente e desenvolvida na prática portanto busque sempre por informações quentes e atuais.

Lembre-se, vender é o objetivo primário de um E-commerce, mas nem sempre é fácil. Não existe fórmula mágica, ou seja, oferecer parcelas sem juros, promoções e frete grátis por si só não garantem a venda. Você precisa ter sensibilidade para entender e atender o seu consumidor. Para ganhar no jogo do business é fundamental surpreender o cliente. Muito mais do que o valor do produto, o que conta é a experiência de compra. Da mesma forma como na loja física o ambiente precisa ser agradável para que o cliente tenha vontade de ficar, no e-commerce a navegação deve proporcionar a mesma sensação. 

Grande Abraço e até a próxima!

– Daisy Blanco é CEO da Escola Corporativa & Coaching. Palestrante e Articulista. Personal & Profissional Coaching. Consultora para Risco & Recuperação de Crédito. Jornalista e Advogada pós-graduada e especialista em Administração de Negócios. Mediadora e Conciliadora certificada pela IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo vinculada ao Tribunal de Justiça de São Paulo.