A imagem é um desenho, dois computadores sobre um quadro azul com vários hologramas desenhados, gráficos e contas. No centro escrito "E-commerce de Nicho".

Nicho no E-Commerce: Como Mensurar o Sucesso?

Vamos começar do começo, o que é um mercado de nicho?

O nicho nada mais é do que um segmento ou um público particular com necessidades específicas, pouco exploradas ou inexistentes. Mas o nicho requer alguns cuidados, como apesar de ser um mercado pontual ou pequeno, ele deve ter potencial exploratório e principalmente ter efetivo desempenho.

Já no e-commerce o nicho pode ser exatamente a falta de players na internet para venda de determinado produtos ou a criação dele, como é o caso daquele site americano focado na venda de meias pretas (acho fantástico). Mercado para meias pretas? Habemus! Muitos já vendem, mas não como esse site: https://www.blacksocks.com/.

Ou ainda o caso de outros mercados mais óbvios e consolidados, artigos de festas & fantasias, peças de automóveis, flores, etc.

Tudo nicho!

Onde está o gargalo do nicho?

O nicho tem exigências com relação a recursos administrativos, tecnológicos, produtivos, mercadológicos e financeiros. Ele tem uma tendência a ter que treinar profissionais quase do zero para que tenham ótimo desempenho no seu negócio, dessa forma, diria que o nicho tem que ter uma ótima relação com o tempo, de forma planejada, mais do que fora.

Outro ponto e aqui, posso falar com propriedade é que os dados que poderiam balizar muitas vezes são escassos, raros e as vezes controversos. No mercado de pessoas com deficiência, por exemplo, temos o CENSO*. Parece ótimo, dados não pagos! Porém, o último CENSO no Brasil foi em 2010 e teve uma margem de erro quanto a informações sobre este público, algo em torno de 30% (socorro, ora para mais, ora para menos, ou seja, impossível). Por fim, para quem atua neste mercado, é necessário a busca dessa informação em outros caminhos, embasado em players de fornecedores e atuação do mercado como um todo, etc.

Dessa forma, entendo que o gargalo está no efetivo empenho dos envolvidos em desenvolver o mercado, treinar o mercado e adaptá-lo para transformar seu potencial de geração de negócios. No caso de e-commerce, falamos de, por exemplo, plataformas customizadas, logística especializada, talvez, atendimento com treinamentos ainda mais cuidadosos. Assim como outras peculiaridades que podem, inclusive, tornar os custos mais elevados do que para uma empresa atuante fora do mercado de nicho.

Então, como mensurar o sucesso?

Quando a gente fala de ROI, tendo a média de mercado como referência e depois quando projetamos isso para nicho, há muitas referências que quase duplicam esse valor, ou seja, se a média de mercado é de ROI 3 a de nicho vai para 6. E este número parece fantástico, mas dependendo do seu mercado não é assim que funciona. Dessa forma vamos entender o que é um mercado de nicho e como medir seu sucesso.

Acontece com outros KPIs, em um grupo de lojistas falando sobre alguns dados, levanto a mão e pergunto sobre taxa de conversão de forma de pagamento, especificamente para bandeira VISA, cartão de crédito. Os dados de média são tão mixurucos, que se eles soubessem os nossos dados, do mercado de nicho, dariam pulos de alegria! Parece muito mais fácil, no nosso caso. Mas nem em todos os nichos é assim.
O sucesso para quem não vai atingir os volumes tão bem quistos no mercado de e-commerce é a construção diária e o alinhamento com o propósito do seu negócio. E é, principalmente, a satisfação do cliente atrelado a números factíveis de um negócio saudável, que aqui sim, digo que é mais ponderável dentro do nicho do que entre os grandes varejos.

Buscar resultados positivos e crescimento sustentável.

Censo* – Constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do Território Nacional. Informações retiradas do site do IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Por Mieko Miyai

Head do Online e Business Intelligence da Cavenaghi e atua com a gestão dos projetos digitais da empresa com foco em: Internet, UX voltada a Pessoas com Deficiência Física, B2B, Televendas, Estratégia Digital e Integração dos Canais de vendas através de OmniChannel. Atua há 10 anos em E-commerces de Nicho. 

+55 (11) 99121-1993
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/michelli-mieko-miyai-b18a72a/

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