2484655

As Maravilhosas Surpresas que a Vida nos Reserva!

Como nossa vida toma rumos inesperados e tão transformadores, não? Pensando bastante sobre o início de minha vida profissional e onde estou hoje, realmente  podemos acreditar que a vida nos reserva muitas surpresas.

Meu nome é Laura, tenho 57 anos, casada com um “super-cara”, marido, amigo, namorado, parceiro, sócio, companheiro, etc, etc, etc. Há mais de 30 anos, sem filhos por opção, mas com um monte de crianças na família que amo de paixão! 

Minha vida corporativa começou aos 17 anos, estagiando numa multinacional do setor automotivo, pois fazia o curso técnico em Secretariado. Sou graduada em Letras, lecionei apenas uma vez, mas não gostei muito da experiência. Meu sonho e objetivo de carreira na época era chegar a ser Secretária Executiva de Presidência e, dessa forma, continuei me aperfeiçoando na área.  Assim construí minha carreira profissional, posteriormente assessorando os principais executivos de multinacionais farmacêuticas. Tudo ia muito bem, até que na semana do Natal de 2016 (acreditem!) fui desligada devido à uma reestruturação na matriz italiana, que foi “cascateada” entre as afiliadas de todos os países. Isso mexeu muiiiito comigo! Em mais de 30 anos de profissão, nunca tinha passado por situação semelhante, e foi algo que demorei bastante para digerir. Sem nenhuma modéstia, posso afirmar que sempre fui uma profissional dedicada, ativa, multi-funções (cheguei até a ser “disputada” por alguns executivos… rsrsrs), querida por superiores e colegas. 

Durante um bom período fiquei sem entender o porquê daquela situação. Tentei me recolocar durante todo o ano de 2017, mas já com 53 anos, não consegui nada. Infelizmente, senti na pele o peso da idade e o preconceito com as pessoas mais velhas. Justo comigo! Alguém ainda capaz e com tanto “gás”!!! Paralelamente, estudei Decoração de Interiores, mas também não foi bem o que eu imaginava e queria. Com o desligamento do mundo corporativo e sem perspectivas de recolocação, ao final do ano de 2017 decidi que precisava me reinventar, procurar alguma coisa que eu me identificasse verdadeiramente e que também pudesse me trazer algum retorno financeiro.

Assim, no início de 2018, voltei então a me dedicar a um antigo hobby. Aqui vale relembrar como tudo começou… Sempre fui “ligada” em acessórios e dessa forma, há aproximadamente  15 anos (enquanto ainda trabalhava fora), comecei a fazer vários deles para meu próprio uso. Amigas e amigos começaram a se interessar, eu fazia e eles compravam: as mulheres para uso próprio e os homens para presentearem suas namoradas e esposas. Que sucesso! Depois, a falta de tempo pelo excesso de trabalho, já não me permitia a dedicação total que esse hobby (que, na época, se transformou num pequeno negócio) seguisse.

Por que então não retomar essa atividade que eu gostava tanto, mas de maneira diferente? Não queria produzir simples correntes com pingentes, queria algo diferente, que não fosse facilmente encontrado em shoppings e lojas físicas, alguma coisa realmente exclusiva, que pudesse ser customizada, e algo que não fosse feito em escala industrial. Criei então a LA BIJOUTERIE, um micro negócio de colares em cordas e fios diversos – somente colares, já que buscava algo específico, nichado, além de que sempre acreditei que este tipo de acessório é uma paixão para muitas mulheres, pois sempre fizeram toda a diferença em qualquer vestuário. Sozinha, montei página no Facebook e Instagram e comecei a divulgar para familiares e amigos que iam compartilhando e comprando, num ritmo muito pequeno, até que novamente sozinha, iniciei a buscar para montar uma loja virtual.

Entretanto, no início de 2019, tive a oportunidade de participar de uma mentoria para aceleração de e-commerce, coordenada por duas pessoas a quem serei eternamente grata: Edilene Loyola e Jefferson Duarte! Minha vida tomou um novo rumo e se transformou mais uma vez. Lá conheci então o mundo digital que eu nem sonhava que existisse! Conheci mentores incríveis, recebi muuuuuiiiiiita ajuda e suporte, tive (e tenho) parceiros de mentoria maravilhosos, novas amizades nasceram, aprendi um mundo de coisas novas, e até saí da informalidade abrindo minha MEI. Montei minha loja virtual, comecei a vender de fato!!!! Fui descobrindo um outro mundo que até então desconhecia completamente e que eu simplesmente nem sonhava com ele!  QUANTO CRESCI!!!!  (não vou citar outros nomes para não ser injusta com ninguém!)

Dentre as coisas boas que me aconteceram em 2019, uma delas foi conhecer o projeto MNE, com essas mulheres maravilhosas que fazem toda a diferença em nossas vidas. Hoje me considero uma outra pessoa: ampliei infinitamente meu horizonte (e sei que ainda falta muito: a vida é um eterno aprendizado!), conhecimento, networking, amizades… minha vida realmente está transformada. Ainda não está como gostaria e sei que ainda está longe. Há muito a ser feito mas não vou desistir jamais! Todos os dias encontro forças e inspiração para continuar com minha jornada empreendedora! Todo dia é um novo dia para recomeçar!

Por Laura Maria Silveira Petinati 

57 anos, casada. Empreendedora, graduada em Letras pela Faculdade Metodista de S.B.Campo, fluente  nos idiomas Inglês e Espanhol. Trabalhou como Assistente Executiva da Presidência de multinacionais farmacêuticas por mais de 30 anos. Atualmente, é a fundadora da empresa La Bijouterie

+55 11 99613-8522

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/laura-petinati-84a1182

Facebook: @Laura Petinati Instagram: @LauPetinati

Tags: No tags
6

8 Responses

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *