a-man-holds-samsung-note-8-with-instagram-application-on-the-screen

Instagram Shopping: Porque o seu e-commerce precisa ter?

Muito mais do que o queridinho entre as redes sociais, já sabemos de cor e salteado que o Instagram é uma ferramenta de grande potencial para alavancar marcas e empresas.

Criado em 2010 pelo empresário norte-americano Kevin Systrom e pelo engenheiro de software brasileiro Mike Krieger, essa rede social dominou o mundo e se consolidou como um pilar à parte quando falamos de Marketing Digital.

O aplicativo, que a marca de 1 bilhão de usuários ativos em 2018 continua a crescer no Brasil: o país é o segundo com mais usuários no mundo. Os números com certeza assustam, mas também abrem milhares de oportunidades, principalmente se você é uma empresa engajada em investir no app. Segundo dados da própria empresa, 80% das contas seguem uma empresa no Instagram. Com milhões de usuários ativos, temos também milhões de clientes em potencial na palma da sua mão: o que você precisa fazer é captar, cativar e fidelizar.

Com o aumento de lojas e marcas dentro do aplicativo, novas funcionalidades começaram também a nascer. O Instagram Shopping é um desses recursos, que foi desenvolvido para auxiliar empresas, cria uma “Vitrine Virtual”, permitindo vendas dentro da própria rede social.

Imagem da Loja da Nike no Instagram

Afinal, o que é o Instagram Shopping?

Recurso disponibilizado a perfis comerciais em Julho de 2020, o Instagram Shopping tem como principal funcionalidade ajudar marcas e e-commerces a crescerem na rede social.

Seu funcionamento é simples e traz grande praticidade para o usuário (e futuro comprador): As empresas cadastram sua lista de produtos dentro do Facebook, importam para o Instagram e são capazes de “taggear” suas fotos marcando os produtos. Ao clicar, o seguidor é redirecionado diretamente para uma página que mostra o nome e valor do item, e disponibiliza um link para o checkout.

Dessa forma, lojas online conseguem mais facilidade ao vender, e consumidores mais facilidade para conhecer e acessar produtos.

Mas, na prática, como isso funciona?

O Instagram Shopping oferece aos Perfis Comerciais o cadastro e diferentes modos de exibição dos seus produtos. Seu perfil se torna facilmente uma “lojinha” virtual por toda a rede. Vou te mostrar e exemplificar cada plataforma de divulgação, e suas vantagens:

Seu produto no Feed

Imagem de Produto da Loja Nike no Instagram

Perfis com o recurso do Instagram Shopping habilitado têm a possibilidade (e facilidade) de marcar seus produtos nas fotos postadas no Feed. Ao postar sua foto, você terá a opção de marcar um produto nela (assim como você marca uma pessoa!). Ao clicar nessa tag, o consumidor é redirecionado para outra página dentro do Instagram, com mais fotos do item, descrição e também valor do produto.

No seu Feed, as fotos marcadas com produtos recebem um “selinho” em forma de sacola no canto superior direito, para que o seguidor consiga identificar quais fotos são taggeadas com produtos da loja. Ao clicar na publicação, o nome e valor do produto aparecerá para o usuário, que consegue navegar pela descrição, até chegar no checkout dentro do e-commerce.

Story do Instagram da Loja Nike

Seu produto no Stories

Com procedimento bem parecido à tag do Feed, o Instagram Shopping também pode ser habilitado para o Stories, uma das ferramentas mais queridinhas do aplicativo, e que possui grande volume de visualizações de usuários.

Da mesma forma que conseguimos marcar pessoas nos nossos Stories, as empresas conseguem marcar seus produtos usando uma das “figurinhas” disponibilizadas pelo Insta. A marcação fica com um ícone de sacolinha dentro da sua publicação, e é redirecionada da mesma maneira que no Feed.

Além disso, o tão sonhado “Arrasta pra Cima” também acaba surgindo para ajudar ainda mais a conversão da venda.

Vale lembrar que o Stories é um dos recursos do Instagram que mais te ajuda a divulgar e vender seu produto, pois trabalha a humanização e a impulsividade de compra.

Seu produto no Perfil

Uma das maiores vantagens é que, se você tem um e-commerce e habilita o seu Instagram Shopping, consegue disponibilizar um novo botão logo abaixo da sua Bio no perfil. Esse botão descrito como “Ver loja” permite que cada novo usuário que entre no seu Instagram visualize todo o seu catálogo de produtos, tendo acesso aos dados, podendo salvar itens para ver mais tarde, enviar para amigos, adicionar na lista de desejos, e é claro, comprar diretamente.

Imagem do Perfil da Nike no Instagram

Eu preciso ter o Instagram Shopping?

Não é de hoje que o Marketing Digital busca recursos e ferramentas que nos ajudem a vender ainda mais. Quando falamos em Instagram, potencializamos ainda mais essa voz no meio do digital. Quando falamos de Instagram Shopping, então, disponibilizamos mais uma forma de compra literalmente na palma da mão do nosso consumidor, trazendo tudo o que ele precisa como…

Otimização do tempo de compra

É claro que o tempo de compra se torna muito menor dentro do Instagram Shopping. Um processo que demoraria mais, com o consumidor vendo o produto, entrando em contato via inbox ou pelo link da bio, encontrando o produto no site, e aí sim finalizando a sua compra, agora pode ser feito em, literalmente, dois cliques.

Autonomia da venda

Há clientes e clientes. Aqueles que adoram ser atendidos diretamente pela loja, e aqueles que preferem a praticidade de poder pensar, escolher seus produtos, tirar e pôr no carrinho quantas vezes quiserem. O Instagram Shopping dá maior autonomia para o seu comprador.

Segurança

O comprador no meio on-line sempre está preocupado com a segurança de seus dados, se o produto atenderá suas expectativas e que se seu número de cartão estará bem protegido. O Instagram passa essa segurança para o seguidor, que já conhece, acredita e confia na plataforma.

Disponibilidade de compartilhamento

Pelo Instagram Shopping as chances de compartilhamento se tornam ainda maiores. Pedir opinião de amigos sem a necessidade de copiar um link é uma grande praticidade para o usuário, e uma grande vantagem para você, que terá sua loja compartilhada mais vezes.

Maior tráfego para o site

O Instagram Shopping pode ser uma porta de entrada para aumentar o tráfego do seu e-commerce com compradores em potencial mais nichados e qualificados, o que te traz ainda mais oportunidades de fechar vendas.

Momento de descontração

A venda pode ser mais fácil em um momento ocioso e de descontração. O processo mental de compra muitas vezes se torna mais leve fora de uma plataforma de e-commerce, e a compra pode ser feita com mais facilidade.

Maior visibilidade

Todos os aplicativos possuem o ícone de “Shopping” em seu menu principal. Lá, o usuário pode navegar e conhecer produtos e empresas novas, bem como seus perfis. Ali pode ser uma ótima oportunidade para gerar mais reconhecimento da sua marca.

Como habilitar meu Instagram Shopping?

Antes de qualquer coisa, é preciso conferir se a sua loja está apta a utilizar o Instagram Shopping. Algumas categorias de produtos não podem ser anunciados dentro desse recurso, então confira as regras e políticas da Rede Social.

Primeiro passo: Associe sua página do Facebook na sua página do Instagram. Você consegue fazer isso ao Editar seu Perfil no Insta, selecionando a opção “Página”, e selecionando qual quer conectar.

Segundo passo: Crie seu Catálogo no Gestor de Negócios do Facebook. Ele é bem intuitivo e te disponibiliza um tutorial de como carregar seus produtos. Depois disso, aguarde a confirmação e liberação do seu Catálogo.

Terceiro passo: Depois, no Instagram, acesse as configurações do seu perfil, clicando no menu no canto superior direito, acesse “Definições” e cadastre sua loja para o Instagram Shopping. Seu perfil entrará em revisão, e deve ser ativado em alguns dias.

Quarto passo: Com seu perfil aprovado, acesse o Instagram naquele mesmo menu. Clique em “Definições”, depois em “Negócio” e, para finalizar clique em “Compras”.  Por último você precisa selecionar o catálogo de produtos que quer associar ao perfil.

Pronto! Em quatro passos e poucos dias você consegue liberar essa função dentro do seu perfil, para conseguir vender ainda mais!

Sofia Izzi

Sofia Izzi
Criadora, aos 18 anos, da empresa Kiwii, especialista em Marketing Digital. Social Media de mais de 10 empresas, e especialista em Marketing no Instagram. Palestras, Workshops e Cursos para especializar mulheres empreendedoras em Publicidade Online 💪\
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/sofia-izzi-kiwii/

Tags: No tags
2

2 Responses

Deixe uma resposta para Sofia Victor Izzi Cancelar resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *