Sabe aquele ditado popular, “uma imagem fala mais que mil palavras”? Com o Design, isso é completamente verdade! Segundo teoria do psicólogo americano Albert Mehrabia, a comunicação não-verbal representa 93% da efetividade do discurso – sendo 55% da nossa comunicação é visual.

Como em todos os lugares, dentro dos e-commerces a comunicação visual precisa ser efetiva. O design exerce uma enorme influência na compra do cliente e no Market share da empresa. Em um negócio, a imagem se inicia no logotipo, mas vai bem além dele! Todo material visual é também importante para a comunicação de uma empresa, e é necessário fazer com que toda essa comunicação seja clara, objetiva e profissional.

O design é também, um fator competitivo. Em um momento online, onde o cliente não pode ter contato físico com o produto antes da compra, o design faz o papel de atrair, explicar, chamar a atenção, e cativar o público. Lembre-se: a estética é o primeiro contato de um cliente com a marca!

Mas, você sabe onde e como o design pode se encaixar no seu negócio? A gente te explica!

  1. Comunicação: Dentro da sua comunicação, o design aparece para trazer elementos que conectem sua missão, visão e valores, em forma gráfica para o seu cliente. Ele ajuda a encantar o público, gerar identificação e reconhecimento de marca. O design vai trabalhar a imagem do seu negócio, seja em banners, criativos, papelaria, unboxing, apresentações comerciais, e-mails marketing, fazendo com que todos os materiais estejam interligados e consistentes.
  2. Produtos: O produto, em si, pode e deve chamar a atenção do cliente! Seja por rótulo ou embalagem, a identidade visual também deve estar ali. O design faz toda a diferença na criação do seu produto – embalagem, tamanho, ergonomia, originalidade, cores, e outras características de um produto fazem ele se tornar mais atraente para seu público-alvo. Isso tudo tem a ver com a experiência do seu usuário!
  3. Serviços e plataformas: A nossa intenção é sempre melhorar a interação do cliente com nossos serviços, não é mesmo? Trabalhando nessa área, o Design Thinking é uma ferramenta essencial! Ele ajuda o cliente a ter uma experiência mais agradável de compras Ambiente: Mesmo em ambientes online, o design faz um papel importante. Pense no seu e-commerce como uma vitrine! Os materiais digitais dispostos ali precisam comunicar bem com o seu público-alvo, certo? Por isso, um bom design pode ser aliado da sua loja virtual.
  4. Unboxing: O maior ponto de contato físico da sua empresa com o consumidor, é quando o produto chega na casa dele! E nesse momento, encantar se faz necessário. Por isso, o design é essencial para o unboxing. Peças e brindes personalizados são a chave para fazer o consumidor compartilhar a experiência com a sua loja nas redes sociais. O design está em tudo o que vemos!

E aí, o seu e-commerce já investe no visual?

Hello, eu sou a Sofia Izzi! Tenho 24 anos, e há 5 fundei a minha agência de Marketing Digital: a Kiwii. Hoje eu trabalho ajudando empreendedores a alavancarem suas empresas com Estratégia Digital, Design e Criação de Conteúdo. Embaixadora do Mulheres no Ecommerce, e associada do Rotaract Club, meu foco é ajudar pessoas com aquilo que faço de melhor: Marketing com especialidade em Redes Sociais.