O empreendedorismo feminino tem um crescimento exponencial em nosso país e cada vez mais estamos ocupando este espaço, equalizando oportunidades, multiplicando possibilidades e impulsionando empreendedoras de todo o Brasil. Segundo a Rede Mulher Empreendedora, nós já somos cerca de 48,7% de todo o mercado empreendedor.
Com o avanço do e-commerce e da digitalização dos negócios, o empreendedorismo feminino tem alcançado um lugar de destaque, sendo responsável por 75% das vendas no online, segundo o SEBRAE.
E isso só é possível pela trajetória de mulheres como a Vanessa Ferraz, empreendedora da EmCompre e embaixadora da Americanas Marketplace. Conhecer histórias como a dela nos inspira e ajuda a traçar uma rota até onde queremos chegar.
“Mulheres que Inspiram” é uma série de textos construídos pela Americanas Marketplace em parceria com o Mulheres no E-commerce com o objetivo de contar a história das embaixadoras da marca e inspirar mulheres empreendedoras em suas carreiras.
Boa leitura!

Quem é Vanessa Ferraz?

Vanessa Ferraz é de Maringá, no Paraná e vem de uma família que sempre empreendeu, ou seja, ela cresceu dentro desse universo e foi acompanhando todos os passos do negócio familiar. Se formou em moda, mas foi no mundo do marketing digital e vendas que se encontrou, dando um novo rumo para o que já era pré-estabelecido.
“Eu não acreditava em mim mesma, não acreditava no meu potencial e que eu era capaz disso tudo, e aos poucos fui conquistando meu espaço.” — Vanessa Ferraz
Ser uma mulher empreendedora aumenta ainda mais esse desafio e por isso, histórias como a de Vanessa são inspiradoras e podem servir como exemplo para quem deseja começar a empreender ou se destacar no mercado. Ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Jovem Empreendedor do Ano da ACIM, A Casa do Empreendedor de Maringá e isso é um dos pontos fortes da sua carreira.
Outro sonho que só foi possível pela escolha de empreender foi o de chegar até Harvard e aqui, é importante dizer o quanto isso é emocionante para ela e para quem a escuta contando. O último curso do seu currículo é um de Liderança e Empreendedorismo em uma das Universidades de maior prestígio do mundo.

Primeiros passos no empreendedorismo

A empresa da família sempre foi focada no B2B, vendendo seus produtos para outras empresas. Com a entrada de Vanessa, em 2015, a empresa começou a atuar diretamente com o consumidor final e iniciou as vendas no digital. O início não foi fácil, mesmo com o apoio e estímulo da família, ela precisou conquistar o seu espaço no negócio.
Para Vanessa, empreender é um processo muito íntimo, afinal, é preciso estar imersa no empreendedorismo, conhecer cada pedaço do negócio, além disso, ela pontua:
“Aos poucos eu fui conquistando o meu espaço e ao ouvir um não, eu buscava mostrar porque aquele não estava equivocado.”
Hoje, a EmCompre é uma loja de produtos para o lar, como colchões, por exemplo, e atua no mercado tanto com a venda de grandes marcas do ramo, como também com fabricação própria, a BF Colchões, fábrica da família de Vanessa com mais de 50 anos de história no mercado.
Com a digitalização do negócio, a marca de fabricação própria tornou- se a mais vendida da internet de colchões, somando mais de 1 milhão de clientes, vendendo em grandes marketplaces.

Qual foi o impacto de empreender no digital?

Sem dúvida, na história de Vanessa, empreender no digital foi um divisor de águas na sua carreira, aumentando os resultados e as vendas da marca. Mas esse foi um processo desafiador e que necessitou de muito estudo, entrega e resiliência:

“Eu sinto que no mundo digital, nós temos muitas oportunidades e frentes para atuar e com isso, trabalhar para ser a primeira do mercado. Assim como nós somos os primeiros da indústria de colchões a vender na Americanas Marketplace e colher os frutos dessa escolha. Realmente a Americanas abriu as portas para nós.”

A empresa de Vanessa começou a empreender no digital ainda em 2015, quando o e-commerce não era nem perto do que é hoje, e a Americanas Marketplace foi uma forte aliada nesse processo desde o início. Ela conta que teve orientação para o cadastro dos primeiros produtos e também para garantir uma boa performance da operação na plataforma.
A história da Vanessa Ferraz mostra que é possível ressignificar e reescrever os nossos próprios caminhos e é importante dar o primeiro passo, afinal, ninguém vai fazer isso por você. Na maioria das vezes, empreender é um desafio diário. Lembre-se que nada é como uma receita de bolo, cada empreendedora tem a sua própria trajetória, obstáculos e sonhos a serem realizados, mas olhar pro lado e conhecer uma história que deu certo nos mostra que podemos chegar ainda mais longe.
E para você, o que te inspira a conquistar o seu lugar no mercado? Conta aqui nos
comentários.

Mayra Gianoni

Head de Marketplace e Experiência do Seller