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A Black Friday é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores e também uma oportunidade única para lojistas aumentarem o faturamento. Comemorada na última sexta-feira de novembro, em 2023 a ocasião vai acontecer no dia 24, e a expectativa é de que as ofertas e promoções gerem um aumento de 32% na intenção de compra, de acordo com um levantamento da Mfield

Se você está começando no e-commerce e, principalmente, se esta vai ser a sua primeira Black Friday, confira algumas dicas valiosas para aproveitar ao máximo essa ocasião para impulsionar suas vendas: 

10 dicas para vender muito na Black Friday

À medida que a Black Friday se aproxima, empreendedores, varejistas e profissionais do e-commerce de todo o mundo se preparam para aproveitar ao máximo esse frenesi de compras. No entanto, o sucesso na Black Friday não é apenas uma questão de oferecer descontos atraentes. É necessário planejamento estratégico, criatividade e execução impecável.

 

Para te ajudar nessa missão, vamos mergulhar nas águas agitadas do comércio eletrônico durante a Black Friday, fornecendo um guia abrangente e prático para maximizar suas vendas nessa data crucial. 

Para isso, vamos explorar estratégias comprovadas para cativar os consumidores, otimizar a experiência de compra online e gerar receitas substanciais. Se você busca não apenas sobreviver, mas prosperar na campanha de Black Friday, está no lugar certo: confira a seguir algumas dicas para vender muito na data comercial. 

1. Planejamento antecipado:

Comece a planejar sua estratégia para a Black Friday com antecedência. Para isso, analise as tendências de consumo, identifique produtos mais populares e determine metas de vendas realistas.

Uma boa dica para fazer um planejamento seguro é mapear diversos pontos: concorrência, interesses, hábitos e comportamentos do seu público-alvo e, principalmente, preparar a sua loja virtual com ofertas, produtos e banners que atraiam a atenção dos consumidores. 

2. Criação e personalização da loja virtual

Se essa é a sua primeira Black Friday, um dos primeiros passos é criar e personalizar a sua loja virtual. Como esta é uma das datas mais importantes para o comércio eletrônico, é importante contar com uma boa plataforma para criar o seu site e anunciar os seus produtos. 

A Yampi é uma das opções perfeitas para quem está começando: além de contar com um plano gratuito, sem mensalidade, ainda está com uma oferta por tempo limitado, oferecendo R$100 de crédito para quem se cadastrar na plataforma e começar a vender. 

Além disso, é importante personalizar o seu site para deixá-lo no clima da Black: banners de ofertas, cupons de desconto e categorias para produtos em promoção são algumas das ações necessárias para garantir boas vendas na data. 

3. Ofertas atraentes:

A alta demanda da Black Friday também vem acompanhada de alta competitividade: lojas virtuais e marcas estão disputando furiosamente a atenção dos consumidores no ambiente online. Portanto, além de ter uma loja virtual cativante, você precisa de ofertas atraentes. 

Afinal, a essência da Black Friday está nas ofertas irresistíveis. Considere descontos significativos, promoções do tipo “leve dois, pague um” e brindes exclusivos para compras acima de um determinado valor. 

Para quem está dando os primeiros passos, é fundamental destacar que alguns recursos são cruciais para destacar ofertas e torná-las ainda mais atraentes para os consumidores. Um deles é o Order Bump, que consiste em oferecer um produto complementar no momento do checkout, impulsionando a decisão de compra. 

3. Estoque preparado:

Pode até parecer óbvio, mas esse é um erro comum para lojistas de primeira viagem. Se certificar de que o seu estoque está robusto o suficiente para atender à demanda esperada pode ser decisivo para decolar o faturamento. 

Afinal, nada frustra mais os consumidores do que encontrar uma oferta incrível, apenas para descobrir que o produto está esgotado. Isso vale também para que você saiba quais produtos destacar na página inicial da sua loja, e quais você pode oferecer descontos para queimar o estoque. 

4. Otimização do site:

Se para os consumidores a Black Friday é uma oportunidade de adquirir produtos mais baratos, para os vendedores essa data pode ser uma verdadeira disputa com a concorrência. 

Por isso, garanta que seu site esteja otimizado para lidar com um aumento no tráfego, de forma a não prejudicar a experiência do cliente. Certifique-se de que as páginas carreguem rapidamente, que o processo de checkout seja simplificado e que o site seja responsivo para dispositivos móveis.

Para lojistas da Yampi, por exemplo, ainda é possível contar com recursos de SEO para otimizar a loja para mecanismos de busca. Isso significa que você tem mais chances de ser encontrado pelos clientes e, consequentemente, de faturar mais na Black Friday. 

5. Marketing multicanal:

“Quem não é visto, não é lembrado”. Ou seja: utilize diversas plataformas para promover suas ofertas, sua loja e seus produtos. Além do seu site, explore redes sociais, e-mails marketing e até parcerias com influenciadores digitais para alcançar um público mais amplo.

Você pode, inclusive, criar cupons de desconto para influenciadores divulgarem com sua base de seguidores, ou mesmo oferecer promoções exclusivas para quem se inscrever na newsletter da sua loja – uma forma de gerar leads e, ao mesmo tempo, engajar seu público.  

E se tem algo que é fundamental é investir em anúncios de tráfego pago na Black Friday para atrair pessoas interessadas no tipo de produto que você está oferecendo. Mas atenção: fique de olho na segmentação do público para garantir que você está direcionando seus esforços para a audiência certa.  

6. Crie expectativas:

Essa é uma dica de ouro para quem deseja vender mais em datas comemorativas, além da Black Friday: comece a criar expectativas entre seus clientes semanas antes do evento. Isso serve tanto para gerar engajamento e antecipação, como também para divulgar a sua loja. 

Uma boa ideia para criar expectativa é utilizar teasers, prévias de produtos em oferta e campanhas intrigantes para despertar interesse e curiosidade.

7. Atendimento ao cliente reforçado:

Uma Black Friday sem dor de cabeça passa pelo atendimento ao cliente. Aliás, essa área também pode ser a responsável por fidelizar clientes, garantir uma boa experiência e ainda emplacar vendas. 

Uma boa forma de garantir um bom suporte durante a Black é antecipar possíveis dúvidas e questões dos consumidores. Além disso, reforce seu atendimento ao cliente, esteja pronto para responder rapidamente a perguntas e forneça informações claras sobre prazos de entrega e políticas de devolução.

8. Pós-compra estratégico:

A experiência pós-compra é crucial. Certifique-se de agradecer aos clientes pela compra, forneça informações de rastreamento e incentive avaliações e feedbacks. Isso serve tanto para gerar credibilidade para a loja virtual e impulsionar a compra de clientes indecisos, quanto para fidelizar novos clientes.

9. Programas de Fidelidade:

Implemente programas de fidelidade ou recompensas para incentivar clientes a retornarem após a Black Friday. Oferecer cupons de desconto exclusivos para compras futuras pode criar lealdade à marca.

Lojistas da Yampi, inclusive, conseguem ativar o recurso Compra Fácil, que facilita a recompra de clientes que já adquiriram 

10. Análise pós-evento:

A Black Friday pode ser uma porta de entrada para que a sua loja comece a vender muito e se consolide como uma referência no mercado. Ou seja, mais do que uma data importante para lucrar, é também uma data que pode ajudar a sua marca a se erguer sobre os dois pés e continuar vendendo. 

Por isso, após a Black Friday, analise os resultados. O que funcionou bem? O que poderia ser melhorado? Essas análises são valiosas para aprimorar suas estratégias futuras e garantir boas vendas no próximo ano.

Para vender muito na Black Friday

A Black Friday é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas e construir a reputação da sua marca. Ao seguir as dicas deste artigo, você estará preparado para tirar o máximo proveito dessa data, conquistar novos clientes e estabelecer uma base sólida para o crescimento contínuo do seu negócio online.

Conte com a Yampi para criar uma loja virtual com mensalidade zero e vender muito na Black Friday. Clique aqui para aproveitar R$ 100 de crédito. Mas atenção: esta oferta é por tempo limitado, então não perca a oportunidade. Boas vendas!

 

Autora: Marina Montenegro

Copywriter III na Yampi

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marina-montenegro/