Otimizar uma página web significa aplicar algumas configurações para que o Google entenda que ela é relevante para uma palavra-chave (ou um termo) e a exiba em boa posição no resultado de busca. Exemplos: brinco de ouro, comprar tênis de corrida, geladeira inox 2 portas.Diferente de qualquer outro canal, no Google, o seu potencial cliente busca ativamente pelo seu produto ou serviço. Ele quer você. 65% das experiências online começam no mecanismo de busca. Quer dizer que, para estudar, comparar, comprar… o início é sempre no Google (há também o Bing, DuckDuckGo e outros, mas vamos focar no Google, pois é o maior).

E mais, no Brasil, aparecer bem posicionado tem uma importância ainda mais relevante. Em 2019, o site Statista mediu a confiança dos brasileiros nos resultados de pesquisa do Google e constatou que 95% dos entrevistados confiam no buscador.

Vantagens do seu e-commerce aparecer no Google:

  • Confiabilidade: as pessoas confiam nos sites que o Google exibe no resultado.
  • Branding: é a melhor forma dos clientes saberem de uma nova marca, produto e/ou serviço.
  • Tráfego orgânico: com SEO, você não paga pelos acessos. É gratuito!

 

Por isso, listamos 10 métodos comprovados para ajudar as páginas de seu e-commerce a chegar lá. 

Mas, antes de iniciar a sua otimização, pense: o que eu posso fazer de forma fácil e terá um resultado rápido x o que é mais complexo e terá um resultado mais demorado. A partir daí, defina a sua estratégia 😉

1. Descrição dos Produtos

Jamais, copie e cole a descrição do fabricante. Se você copiar, não terá nenhum diferencial para que o Google considere a sua página como relevante quando buscarem por determinado produto.Você pode se inspirar na descrição do fabricante e até de concorrentes, mas crie textos únicos para o seu site.

A sua descrição deve :

  • Responder as principais dúvidas dos clientes sobre o produto/serviço;
  • Ter um bom copywriting para persuadir e encantar o seu potencial cliente;
  • Estar de acordo com as técnicas de SEO (com palavras-chave que o seu cliente usaria para buscar o seu produto no Google);

2. Páginas de categorias

Dê bastante atenção às páginas de categorias. 

Faça delas as páginas mais fortes e que podem trazem mais tráfego para o seu e-commerce. Afinal, os produtos se esgotam e as páginas deles podem sair do ar, mas as categorias estão sempre ali.

Há algumas categorias em que é necesário colocar algum textinho para rankear bem no Google. Já em outros sites, apenas o título, url os produtos já é suficiente.

Dá uma olhada em como a Dafiti organiza a página de categoria de Bolsas.

3. Linkagem entre os produtos

Linkagem interna é uma das táticas mais fáceis de implementar e que pode ter efeitos positivos significativos em sua classificação no Google.

Os links internos ajudam o Google a navegar e conhecer o seu e-commerce. E também é uma forma de incentivarmos o usuário a permanecer por mais tempo no site (quem nunca se perdeu nas recomendações da Amazon?).

Por isso, use de forma estratégia. Por exemplo, você pode linkar:

  • Para um produto similar, mas com valores diferentes – e assim dar mais opções para o usuário comparar e comprar. 
  • Para produtos que se complementam. Se o usuário está interessado em um brinco, que tal mostrar um anel? Você precisa conhecer a fundo o seu usuário para exibir produtos que tenham mais possibilidade de dar match e resulte em compra.

4. Locais estratégicos para ter a palavra-chave

Se você quer aparecer bem posicionado no Google para alguma palavra-chave, é necessário que ela esteja contida em sua página.

Mas, calma, não encha a sua página de produto ou categoria com a mesma palavra. Afinal, fica cansativo e você deve criar texto para o seu cliente, não para o robô do Google.

Veja os locais importantes para inseri-la:

  • Título das páginas (meta title);
  • Heading Tags h1, h2, h3…;
  • URL;
  • Descrição de seu produto;
  • Imagens.

5. Imagens

Imagens são muito importantes e aumentam a taxa de conversão do seu e-commerce. Mas, você também pode otimizá-las para o Google e obter bons resultados no buscador:

  • Nome do arquivo: nomeie, de preferência, com a palavra-chave que você irá trabalhar na página de produto.
  • Descrição da imagem: neste campo, explique o que é a imagem. Afinal, o Google não lê imagens e só assim ele saberá o que é e como classificá-la no resultado de busca. Desta forma, ele também saberá qual o contexto da imagem com os demais conteúdos em sua página.
  • Tamanho: Suba imagens leves, mas com boa qualidade. Imagens pesadas demoram para carregar e o seu potencial cliente pode desistir de navegar.
  • Formato: Prefira imagens no formato JPGEs. Evite PNG, pois são muito pesadas.

 

6. Crie uma URL curta, fácil e amigável

Curta e fácil para que todos entendam rapidamente do que se trata.

E amigável, sem caracteres especiais e símbolos. Sei que é difícil não ter caracteres especiais em urls de e-commerce, mas 😢

Exemplo: https://www.seuecommerce.com.br/palavra-chave/

7. Dados estruturados de produtos

Os dados estruturados são uma forma de informar mais rapidamente para o Google sobre o conteúdo de uma página para que ele a classifique no resultado de busca. Há dados estruturados para artigos, receitas, produtos e outros.

Além disso, ter dados estruturados em suas páginas faz com que o resultado de seu produto no Google tenha atributos, o chamado “rich snippet” (trecho rico, na tradução literal).

Estudos mostram que ter um rich snippet pode aumentar a taxa de clique (CTR) em até 677% e gerar 20-40% a mais de tráfego do que links de produtos que não os tem. Pois, chama mais atenção, tem mais destaque no resultado de busca.

Veja como configurar em seu e-commerce já!

8. Performance do site

O Google também está de olho na velocidade de carregamento dos sites. Ela passou a ser uma dos fatores de rankeamento no Google.

E um site rápido não é bom apenas para o Google, mas também para as suas vendas.

  • 79% dos clientes “insatisfeitos” com o desempenho de um site são menos propensos a comprar deles novamente;
  • 64% dos usuários de smartphones esperam que um website seja carregado em quatro segundos ou menos;
  • 47% dos compradores online esperam que as páginas da web sejam carregadas em dois segundos ou menos (socorro, 2 segundos!).

E ao falarmos de performance, é importante pensarmos naquele usuário que navegará no seu e-commerce usando o 4G do celular (e não o Wifi). A conexão é mais lenta.

Para testar quanto tempo uma página do seu site demora para carregar em uma conexão 4G, acesse a ferramenta gratuita da Google https://www.thinkwithgoogle.com/feature/testmysite/ 

9. Fez tudo, mas ainda não está em boa posição?

Se você tem páginas importantes que não estão chegando a um bom posicionamento no Google, há uma verdade simples que você deve aceitar: os concorrentes possuem algo que você não tem.

Por isso, compare a sua página com a dos concorrentes.

Embora não saibamos todo o raciocínio que o Google usa para decidir porque essas páginas são classificadas acima da sua, muitas coisas podem ficar aparentes em sua análise comparativa.

Aqui estão algumas perguntas a serem feitas sobre cada página:

  • O conteúdo do concorrente possui melhor qualidade (mais completo, transmite autoridade e inclui informações relevantes)?
  • Ele contém palavras-chave / tópicos que sua página não aborda?
  • Contém “extras” que podem ser úteis para os visitantes (imagens, vídeos, etc.)

Embora você não queira copiar as páginas que superam você, o que eles estão fazendo e você não, pode fornecer boas dicas sobre como melhorar sua página para competir por boas posições com eles.

10. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa e gratuita para você acompanhar o desempenho do seu site, acessos e identificar quais páginas estão gerando acessos via Google e quais não estão indo muito bem (e você deve otimizar).

Para configurar o Google Analytics e obter todas as informações sobre o seu site, acesse: https://support.google.com/analytics/answer/10269537?hl=pt-BR 

Otimizar e-commerce requer paciência e testes, mas garanto que poderá resultar em mais clientes para a sua loja.

Dúvidas? Deixe nos comentários e vamos nos ajudando 🙂

Entrou agora no mundo do e-commerce? Criamos um curso especialmente para você, com especialistas e executivas do digital, com um preço especial. Saiba mais aqui.

 

Lisane Andrade possui MBA em Marketing Digital e 13 anos de experiência na área. É especialista em SEO, Anúncios e Performance – com certificação avançada em Google Analytics. Em 2016, fundou a Agência Blast Marketing. Já palestrou em diversos eventos, ministrou aulas em MBAs no Rio de Janeiro e possui case reconhecido pelo Google Ads Brasil em que uma empresa triplicou a conversão com economia de 40% de verba. Há 7 anos, é parceira oficial da ferramenta Semrush.