Sabemos que a Black Friday é uma data que movimenta o comércio como um todo! Levantamento da Neotrust mostra que a Black Friday de 2021 gerou um faturamento total de R$ 5,4 bilhões – crescimento de 5,8% em relação ao resultado do ano passado. Foi considerado o número total de compras realizadas via e-commerce, capturados desde quinta-feira (25) até 23h59 de sexta-feira (26), e a compra online tem se tornado cada vez mais forte na jornada do consumidor.
Sabendo disso, comece a planejar agora mesmo o seu fluxo de vendas para a data e funcionamento do e-commerce, pensando inclusive em datas que estão no calendário deste ano e que podem impactar o seu negócio (como a Copa do Mundo).
Confira 5 dicas para ter uma logística mais eficiente no seu e-commerce durante a Black Friday:
1- Prepare a sua loja online para uma demanda muito maior e planeje fluxos!
Certifique-se de que o seu site está preparado para aguentar uma quantidade elevada de acessos! E para isso acontecer, viva o dia-a-dia do cliente, faça compras de testes, analise jornadas e fluxos e faça com que a sua empresa tenha protocolos de qualidade antecipadamente.
Além disso, estar de olho no calendário pode fazer toda a diferença no seu negócio! Planeje fluxos diferenciados para não se surpreender negativamente caso não consiga realizar muitas vendas na própria data da Black Friday, por conta da proximidade da Copa do Mundo, teste pré-blacks para não ficar no prejuízo.
E caso a sua demanda aumente na época de Black Friday, também esteja preparada para não decepcionar na experiência.
2- Estruture a sua operação logística agora mesmo, para evitar surpresas
Você realiza a sua operação logística sozinha? Faça agora mesmo parcerias com uma empresa de confiança, que entregue em todo Brasil, tenha uma frota considerável e ofereça um suporte diferenciado para o período de Black Friday.
3- Controle seu estoque
Jamais se esqueça de controlar o seu estoque ou opte por ter plataformas que te auxiliem neste processo. Para não correr o risco de vender mais do que o seu inventário, e ter conflitos com o cliente.
4- Ofereça opções de frete
Muitos clientes preferem pagar fretes mais altos e receber seus produtos no mesmo dia ou em períodos mais curtos do que o convencional, outros valorizam mais o frete baixo (ou até mesmo o frete grátis), conheça o seu tipo de cliente ou ofereça para ambos!
5- Fique atento(a) ao pós-venda e a logística reversa
O pós-venda e a logística reversa são etapas primordiais na hora de planejar as suas estratégias de Black Friday.
Uma comunicação frustrante de pós-venda ou até mesmo a inexistência de uma logística reversa podem lhe causar sérios problemas.
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