Já podemos dizer que a Black Friday virou uma tradição para os brasileiros. Segundo levantamento da Neotrust, de 2020 para 2021, as vendas cresceram quase 6%, o faturamento dos e-commerces foi de R$ 5,4 bilhões, com um tíquete médio de cerca de R$ 710,001. Em 2022 teremos algo a mais no mesmo período que poderá ajudar no aumento das vendas, segundo pesquisa da Nielsen: a Copa do Mundo no Qatar2 

Mas as promoções turbinadas do e-commerce só trarão sucesso se os consumidores estiverem satisfeitos e para isso os pedidos têm que chegar às mãos deles no prazo combinado, totalmente rastreáveis e seguros.  

Portanto é preciso avaliar bem para escolher uma empresa de logística que dê conta do grande volume de entregas. Listamos aqui algumas características importantes. 

Capacidade operacional 

Nos dias seguintes à Black Friday, tudo é uma verdadeira loucura: o volume de entregas é gigantesco. Então, verificar qual a capacidade máxima de processamento de encomendas da empresa que será contratada é essencial. A capacidade e a cobertura das rotas de coleta são fatores que também influem no escoamento dos pedidos e é desejável que a empresa possua frota própria.  

A Total Express tem a capacidade para processar até 1 milhão de encomendas por dia, com dois Hubs automatizados com crossbelt sorters, para origem em São Paulo, e frota própria para coleta em mais de 1.700 cidades. 

Abrangência nacional  

Para chegar mais longe e ainda cumprir os prazos prometidos ao consumidor na Black Friday é fundamental ter rotas rodoviárias e aérea que cubram rapidamente todas as regiões do país e permitam a transferência rápida dos pedidos.  

Ter filiais e frota próprias no last mile aumenta a agilidade e a confiabilidade na hora de fazer com que as encomendas cheguem aos seus destinos. 

E se seus pedidos puderem chegar a mais de 3.600 cidades brasileiras, com frete aéreo dedicado para Norte e Nordeste, através de mais de 130 bases de last mile com mais de 300 veículos próprios e filiais em todas as capitais dos estados? A Total Express oferece essa estrutura e pode ajudar a turbinar o sucesso de suas vendas, enquanto os jogos da Copa estiverem passando na sua TV. 

Controle é tudo 

Outro grande diferencial de uma empresa de logística é ter uma gestão de riscos própria, que garanta a segurança das suas encomendas da coleta até a entrega, tudo controlado por um sistema de gerenciamento interligado a aplicativos, que estão nas mãos tanto dos coletores, quanto dos entregadores no last mile. Você e seu cliente poderão rastrear suas encomendas e saber exatamente em que ponto da cadeia ela está.  

Na Total Express temos o GRIS – Departamento de Gerenciamento de Riscos – que cuida dos pedidos durante todo o percurso; encomendas 100% seguradas; sistema de gerenciamento integrado ao ICS Delivery, aplicativo próprio de controle de coletas e entregas, desenvolvido para atender às necessidades da operação e garantir o melhor serviço logístico. 

Boas vendas 

Não é somente os grandes sellers que podem se dar bem na Black Friday. Os pequenos e médios empreendedores, que vendem pelos marketplaces ou por outros canais da Internet, também podem faturar alto.  

Por isso, é necessário pensar na qualidade do serviço de logística que melhor atenda o seu negócio e, desde já, fazer sua pesquisa de mercado. Inclua a Total Express na sua consulta e descubra o que podemos fazer por seu e-commerce tanto no dia a dia, quanto nos períodos das grandes promoções.