A estilista aqui Cami Machado sempre teve um sonho de revolucionar o mercado de moda na maior cidade do país. Em 2014, instalada sobre rodas, em um trailer vintage original de 1982, com a sua marca Achado Trailer o sonho começou a se tornar realidade: ser moda para todos, em qualquer lugar. Após 6 anos, a marca já passou por diversas fases e, hoje, a tecnologia virou suas rodas, e se destaca pelo atendimento exclusivo da própria estilista aqui, assim como as grandes maisons de antigamente.
O movimento para o digital iniciou de fato em Agosto de 2019, até então a marca não havia sido direcionada para vendas on-line de uma maneira estratégica e organizada, justamente pela minha falta de conhecimento no universo. Busquei amigos que tivessem conhecimento na área a Fernanda Weber me ensinou o beabá, me ajudou a estruturar o site, abrir um gerenciador de negócios pelo facebook, fazer link dos produtos do site com as redes sociais, e por aí vai. No começo, eu vendia muito pelo Instagram para amigos mais chegados, com o tempo, melhoramos o conteúdo e notei que começamos a atrair um público que ainda não conhecia a marca.
Dividi o trabalho em duas etapas:
- Melhorar a imagem da marca para ela ser desejada no instagram;
- Otimizar site, colocar mais infos dos produtos e fotos para o cliente entender caimento.
O processo de transição é lento e exige muito trabalho e paciência. A Fernanda foi acompanhando meus passos e sempre me dando vários toques.
Como notei que produção de conteúdo iria ajudar a alavancar o negócio, selei uma parceria com a fotógrafa Larissa Deruzzi. A Lari consegue entender exatamente a imagem que eu quero passar com o Achado e isso nos ajudou a iniciar a construção de posicionamento de marca e gerar desejo. Afinal de contas estamos na era do “instagramável”, não é?
Nosso bum de vendas pela internet foi no Carnaval 2020, fizemos uma coleção que chamou muito a atenção no Instagram e dessa coleção começamos a entender qual seria nossa linguagem. Foi a primeira coleção pensada e estruturada para venda on-line, abrimos um showroom em Pinheiros para que os clientes pudessem ver as peças pessoalmente e provar. O showroom era em uma sobreloja, logo nossos clientes chegavam até nós via Instagram. Nosso faturamento aumentou 10X, foi insano, mas muito feliz.
Estruturada essa parte, precisava começar a pensar em negócio, me inscrevi em um programa do Sebrae chamado ALI (Agente Local de Inovação), infelizmente o programa foi extinto com o surgimento do Covid-19 por falta verba, mas eu consegui terminar no meio dessa loucura que estamos vivendo, com muito apoio do Leo Paranaguá que foi o agente encarregado do Achado. O programa me ajudou a entender que a minha cliente é “instagramer”, construir estratégias para conquistá-la e a criar outras estratégias para chegar até ela. Fizemos muitas pesquisas com as consumidoras do Achado, estudos de como é o processo de compra pela internet, o que incomoda as pessoas e até entender o que a gente fazia que o nosso cliente não curtia e claro o que eles gostavam no Achado.
Com este programa entendemos que o projeto é 100% digital, que o nosso cliente quer sim ver as nossas peças, mas quer que a gente vá até ele, assim como o trailer estava em vários lugares, o que foi bacana constatarmos, porque manteríamos o conceito de itinerante. Em meio a pandemia entendemos que realmente seria o melhor caminho e felizmente, conseguimos se manter firme e forte, mantivemos nossas vendas, por sorte, estávamos finalizando a estruturação do nosso mundo digital.
Entender como funcionava um business de moda com venda pela internet é uma loucura, são tantos detalhes e todos são muito peculiares para cada marca. Quanto mais eu vou aprendendo, mais sei que nada sei. A pura verdade, é que tem que ser muito paciente e entender que quanto mais você vai avançando, mais portas se abrem e novas necessidades aparecem no digital, cada dia aprendo uma ferramenta nova. Acho ele muito parecido com Moda, se conecta e interpreta a nossa sociedade. E estou começando a me apaixonar por ele.
Nesse último mês nossa equipe cresceu, agora somos um Petit Team, além de mim, Cami fazendo a direção da empresa e a Lari na fotografia, temos a Fabiana Lentini em comunicação e vendas e Heloisa Machado responsável pelo site e gerenciamento estratégico de vendas. Teremos muitas novidades nesses próximos meses.
Ficou curioso para ver a coleção completa acesse: @achado.trailer
Site : www.achadotrailer.com.br
Por Cami Machado
Nascida em SP, a terra onde tudo acontece no dia 08/03/1983. (dia internacional da Mulher).
Esse ano completo 19 anos de carreira, na área da moda.
Trabalhei em grandes corporações como adidas, New Balance e Alpargatas na área de Marketing de produtos, mas sempre fiz trabalhos como freelancer na área do estilo, desde a época da faculdade. Me formei em 2006 em Negócios da Moda na Universidade Anhembi Morumbi e em 2008, Pós graduação em Direção de criação em Moda na FAAP. Minha carreira sempre transitou entre três mundos o corporativo, o empreendedorismo e professora.
Deixei totalmente o mundo corporativo e o ensino o ano passado, eu estava lecionando aulas de moda no Senac e na Anhaguera, resolvi me dedicar 100% ao Achado desde o ano passado.
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