Este post tem o objetivo de auxiliar os profissionais de SEO ou E-commerce a aprimorarem o posicionamento orgânico nos buscadores, promover a compreensão da lógica dos buscadores, distinguindo elementos que compõem a página de um produto, sua importância em relação à otimização, e identificando oportunidades através das melhores práticas do mercado.

Nome do Produto + Palavra-chave relevante

O nome é um dos primeiros contatos que o usuário tem com o produto. Assim, é preciso entender que a busca por esse produto está diretamente relacionada com o seu nome, marca e/ou características.

Mais do que isso, o nome é fator essencial para ajudar no posicionamento dentro dos mecanismos de busca. Para obtermos uma nomenclatura de sucesso, devemos levar em conta suas informações mais relevantes, a marca, o modelo e também especificações técnicas.

A nomenclatura precisa ser atraente, específica e clara para o usuário. Explicando de forma completa do que o produto se trata. 

O nome do produto deve ser inserido de forma clara, sempre apresentando a palavra-chave seguida dos detalhes do produto.

Para melhor entendimento, tanto para usuários quanto para mecanismos de busca, é importante manter um padrão na elaboração do nome do produto.

Exemplo:

  • Utilizar letra maiúscula apenas no início de cada palavra ou em siglas (exceto Marca e modelo que já estiverem em maiúsculas); 
  • Não utilizar caracteres especiais.

URL Amigável

A otimização da URL é imprescindível para o SEO por ser um dos fatores que indicam o conteúdo de uma página tanto para os mecanismos de busca quanto para os usuários. Esse é um processo automatizado, porém de grande relevância na criação de títulos. 

Veja algumas orientações na criação de URLs.

  • Não utilizar “_” (underline) para definir separação de palavras mas sim “–” (hífen). 
  • Não utilizar caixa alta (caps lock);
  • Evitar caracteres especiais ou acentuação (&, ç, ã, etc.) 
  • Os códigos, como a referência, devem ser alocados para o final da URL quando for necessário adicioná-los.

Meta Tag Title

O título é a meta tag mais importante de uma página, nela deve ser explorada a palavra-chave principal 

Para redigir o title da página, siga um padrão similar ao nome do produto;

  1. O ideal é que o title não ultrapasse 60 caracteres, porém para mobile o indicado é 55 caracteres no máximo;
  2. Não é recomendado utilizar caixa alta (caps lock) em todas as letras.

Meta Tag Description 

A otimização da meta description é determinante para o aumento da atratividade e consequentemente da taxa de cliques de uma página.

Esse é um espaço que deve ser explorado para convencer o usuário a clicar em seu link nas páginas de resultados do Google. 

  1. Crie uma chamada atrativa contendo vantagens, call-to-action e o nome do produto ou palavra-chave; 
  2. A description não deve ultrapassar os 150 caracteres;

Descrição para página de produto

O campo descrição do produto é conteúdo para a própria página, tornando-a mais relevante e completa para usuários e buscadores. repita o nome do produto, variações e sinônimos e apresente suas características e diferenciais.

A Descrição é onde o usuário vai entender um pouco mais do que se trata aquela página.

O que é esse produto? 

Que problemas ele resolve? 

O que o torna diferente de outros produtos? 

Do que é feito e de onde ele vem? 

Quais os seus benefícios e diferenciais? 

Como uso este produto?

  1. A descrição deve ser completa, possuir informações detalhadas e relevantes sobre o produto.
  2. Incluir a palavra-chave na tag H2 auxilia na compreensão dos mecanismos de busca;
  3. Utilizar termos como “comprar, preço” auxiliam no ranqueamento da página para pesquisas situadas no final do funil.

Otimização de Imagem 

Nome do Arquivo 

A imagem no e-commerce é o próprio produto. A imagem de boa resolução e que esclareça as principais dúvidas são determinantes para a conclusão do processo de compra.

Qualidade da imagem

A ordem em que as imagens são apresentadas é um ponto muito importante. A primeira imagem tem que conquistar a atenção do cliente.

Organização

O nome do arquivo é muito importante para que o Google entenda sobre o que se trata a imagem.

  1. Inserir palavra-chave no nome do arquivo
  2. Inserir informações do produto;

Otimização de Imagem – Tag Alt

A Tag ALT é utilizada para descrevermos a imagem através de um texto, pois os mecanismos de busca leem apenas códigos e textos.

Compactação de imagem

O carregamento das imagens influencia no tempo de carregamento do site. Para contribuir com a velocidade do site é necessário compactar as imagens antes da publicação..

  1. O ideal é utilizar a imagem em JPG;
  2. O peso recomendado para uma imagem é de aproximadamente 600kb.

Resumo

  • Informações claras, verdadeiras e precisas
  • Título atraente e específico
  • Descrição sem conteúdo duplicado ou genérico. Benéfico ao usuário
  • URL automatizada e concisa
  • Inserção de links na página (na descrição e produtos relacionados)
  • Inserção de cabeçalhos secundários (H2, H3, H4…)
  • Otimização de imagens

Jéssica Soares
Gestora comercial com mais de 6 anos de vivência em marketing digital e e-commerce, atuando em lojas virtuais de grande e pequeno porte, em segmentos variados.
Realizou diversas migrações de plataformas e projetos em grocery e varejo, com foco em SEO e experiência do usuário.
Tem em seu portfólio clientes como Motorola, C&C, Chilli Beans, Cacau Show, Passarela e Savegnago (esses dois últimos, varejistas de online e off do interior de São Paulo).
Atua como especialista em SEO no KaBuM!, maior e-commerce de tecnologia e games da América Latina.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jessicasoares16/