A black Friday está aí e precisamos mais que tudo nos organizar, listo então alguns pontos como “check list” para que a Black Friday da sua empresa seja um sucesso! Vamos lá:

1) DEFINIR O PERCENTUAL DE DESCONTO E O GRUPO DE PRODUTOS

Parece óbvio, mas é imprescindível você analisar seus custos, incluir das despesas de envio, cartão,entre outros,  para definir qual o limite possível para oferecer de desconto na black.
Analise principalmente se este desconto é válido para todos os produtos, ou um grupo que poderá te trazer uma melhor margem de acordo com seus custos. Caso faça uma segmentação, é importante identificar estes produtos, seja com um selo, ou com uma categoria específica, para que fique claro para seu cliente.

2) VERIFICAR A CONCORDÂNCIA DO SEU ESTOQUE NO SISTEMA COM O ESTOQUE FÍSICO

Garantir que seu estoque está correto com tudo o que está sendo oferecido é imprescindível para não acontecer falhas no momento da venda. Um inventário é sempre uma boa pedida neste tipo de caso.

3) PARCELAMENTO E GATEWAYS DE PAGAMENTO

Verifique se a forma de parcelamento que você pratica condiz com o período da black e se vai suprir seu caixa já pensando no desconto que será aplicado. Caso você venha a fazer algum parcelamento diferenciado, lembre-se de deixar bem claro para seu cliente desta mudança. Faça testes com seu gateway de pagamento para não acontecer falhas durante o período da black, contate sua operadora e verifique se eles estão desenvolvendo planos de contingência para este período de promoções.

4) PLANEJE TODO SEU MARKETING DURANTE O PERÍODO

Defina as estratégias, faça posts, lives, stories, banner, utilize ao máximo todos os canais de redes sociais para que você possa comunicar para seu cliente suas ações na black.

5) CUIDE PARA QUE SUA LOGÍSTICA FUNCIONE BEM

Existem hoje várias empresas de logística. Preze por aquela que você já tem fidelidade e alinhe a garantia da entrega. Afinal de contas, neste período o volume de envios aumenta consideravelmente e com ele a inquietude dos clientes por receber seus produtos o mais rápido possível. Tente sempre oferecer opções rápidas e econômicas para seu cliente e fique atento sempre à escolha que foi feita por ele para garantir o envio da forma que o mesmo escolheu.

6) PREZE POR UM BOM ATENDIMENTO

Durante o período da black, o volume de atendimentos aumenta consideravelmente, já que o número de acessos passa a ser maior e consequentemente algum tipo de dúvida pode existir. Não deixe de ter um efetivo que faça este atendimento com qualidade. Treine seu time para garantir que não deixe passar nenhuma informação neste momento.

7) MÉTRICAS

Verifique se suas métricas estão funcionando corretamente, os acessos a sua loja, mapas de calor, valide que todos os links estão corretos, para que você possa acompanhar e ter números do desempenho de sua loja durante este período.

8) MOBILE

Garanta um excelente funcionamento de sua loja nos celulares e tablet. Os números mostram cada vez mais um crescimento nos acessos mobile frente ao desktop.

9) MONITORAMENTO CONSTANTE

Este item é para durante o período da black, para que o seu time faça monitoramentos constantes de acesso à loja, compras teste, para validar que está tudo fluindo normalmente.

10) ELABORAR UM PLANO DE CONTINGÊNCIA CASO A LOJA FIQUE FORA DO AR 

Hoje em dia tanto as plataformas, quanto as operadoras de cartão já vem se preparando para não lesar o cliente durante o período da black. Porém, mesmo com todo este avanço tecnológico, falhas podem acontecer. Prepare-se, crie um plano B caso alguma coisa aconteça para garantir o fluxo de venda de seus produtos.

Siga estes passos, planeje-se e garanta que sua black Friday será um sucesso!

Annelize Nogueira – Cult Consultoria