Com o avanço da pandemia e as medidas de prevenção contra o vírus que foram estabelecidas, as pessoas tiveram que, do dia para a noite, se adaptarem a uma nova realidade.

Entre os setores mais impactados da economia do país, estão tanto o comércio seja físico quanto digital, que ficaram abalados financeiramente, pois inicialmente os clientes pararam de consumir em grande escala.

Porém, o fechamento dos estabelecimentos marcou um momento de ruptura para o varejo como um todo. A partir disso, vender online tinha deixado de ser apenas uma tendência, e se tornou quase que uma obrigatoriedade para garantir a existência de qualquer negócio. O digital representa o presente e o futuro.

A facilidade e praticidade oferecida pelos e-commerces enquanto as pessoas estavam em casa acabou deixando mais evidente que os hábitos de consumo da população estavam mudando.

Em entrevista ao Pluggcast, o podcast produzido pela Plugg.to, o André Santos, que é especialista em marketplaces e responsável pela construção e gerenciamento de relacionamento do Mercado Livre, afirmou que o canal de venda construiu uma área destinada a produtos de supermercado em apenas 45 dias.

Isso ocorreu pois, de forma inesperada, começaram a aparecer demandas de produtos que antes não tinham muita saída no e-commerce, e sim no ambiente físico.

Esse é apenas um exemplo de como o varejo digital em parceria com a tecnologia representa o futuro do comércio. A capacidade de rápida reação a qualquer tipo de adversidades e mudanças, é a prova que se você busca segurança, o e-commerce é o lugar.

Veja a seguir alguns dos principais benefícios que as vendas online podem acarretar no seu negócio.

Custo-benefício

Em comparação com alugar um ponto em um shopping center ou até mesmo montar uma loja do zero, pode acreditar que o custo de vender pela internet é consideravelmente mais barato. Além disso, o lojista não precisa inicialmente pensar em contratar vários funcionários.

Uma alternativa que vem crescendo muito por causa do fator investimento são os marketplaces, afinal de contas, a grande maioria dos canais não cobram mensalidade para que você anuncie sua mercadoria.

Em contrapartida, é muito mais comum ser cobrado um comissionamento em cima de cada venda realizada, que pode variar de 15% a 20%. O que acaba valendo a pena, pois já é disponibilizado uma plataforma junto.

Visibilidade

Lojas de marcas expressivas normalmente estão localizadas em grandes centros comerciais, pois o faturamento é alto o suficiente para manter a loja naquele determinado local. E também existe todo um planejamento feito para escolher um lugar com um fluxo alto de pessoas e que atinja o público-alvo.

Porém, precisamos concordar que não existe lugar mais frequentado nesse mundo do que a própria internet, certo?

Em um levantamento promovido pelo Hootsuite em parceria com a agência We Are Social mostrou que por volta de 4,7 bilhões de pessoas estão conectadas à internet atualmente. Ao anunciar na internet, exatamente qualquer pessoa do Brasil ou pelo menos da América Latina pode entrar na sua loja.

Nos marketplaces esse fator é tido como um diferencial, pois imagine que sua mercadoria está presente em uma grande empresa, como Amazon, Mercado Livre, Shoppe e várias outras.

Possibilidade de outras mídias

Não pense que quando falamos de vender online estamos se referindo a apenas e-commerces e marketplaces, a internet é gigantesca e possibilita um leque muito grande de possibilidades. Confira as duas principais e mais utilizadas além do modelo tradicional:

O chamado M-commerce ou Mobile Commerce representa as compras realizadas pelos aplicativos em dispositivos móveis como smartphones e tablets.
O Social Commerce envolve a utilização das próprias redes sociais como plataforma de divulgação e venda de produtos. Instagram e Facebook são exemplos de sites que se modernizaram e atualizaram para atender a essa necessidade.

Omnichannel

É sempre bom enfatizar que de modo algum uma coisa anula a outra, você não precisa escolher entre vender no físico ou online, muito pelo contrário. Com a reabertura dos comércios, a tendência é que, com o passar do tempo, as pessoas também voltem a comprar produtos presencialmente.

Porém, essa experiência também pode ser melhorada e otimizada com a ajuda da tecnologia. É sobre isso que se trata a estratégia Omnichannel, unificar o ambiente virtual com o real.

Você pode olhar o catálogo de determinada loja, realizar a compra e ir até algum lugar predeterminado fazer a retirada e vice-versa. Essa combinação pode trazer bons frutos para o seu negócio, mas importante frisar que tirar o melhor dos dois mundos demanda um gerenciamento de alto nível.

Conclusão

Como você pode acompanhar, existem diversas possibilidades de vender na internet. Se o seu sonho é começar uma loja pelos marketplaces ou plataformas de e-commerce, eu tenho uma pergunta para te fazer, você sabe o que é um hub de integração?

Ele é um software feito para ajudar o lojista a ter mais controle do seu próprio negócio e, consequentemente, o fazer melhorar as vendas.

Ele pega todas as informações do seu empreendimento e o centraliza em um único painel, onde é possível acessar e gerenciar tudo. Caso você venda em vários marketplaces, não vai precisar se preocupar em atualizar seu estoque de forma manual a cada venda realizada, pois ele automatiza massifica algumas operações.

Se você está a procura de um hub de confiança, o da Plugg.to é o mais indicado, já que ele possui integração com mais 70 marketplaces e oferece diversas funcionalidades exclusivas para clientes.