Por Giselle Pertusi
O e-commerce já demonstrou sua força e importância para o mercado. Neste ano, mais uma vez, o setor atingiu recorde histórico de vendas totalizando mais de R$ 53 bilhões no primeiro semestre, representando um crescimento de 31% em relação ao semestre anterior, segundo dados da Webshoppers 44, da Ebit | Nielsen
Então, entrar no mercado digital já se tornou um movimento necessário para os negócios. No entanto, começar a vender na internet diretamente para o consumidor final é uma tarefa complexa. Hoje em dia, além da alta concorrência, a expectativa do cliente também é elevada e isso faz com que sua operação tenha que entregar uma experiência de compra cada vez melhor – e isso existe muita expertise, uma plataforma robusta, integração de sistemas, logística, sistemas de pagamento, entre outros elementos essenciais.
Nesse caso, não importa se você já tem um e-commerce funcionando ou não, há muitas maneiras de criar ou ampliar o alcance da sua marca e facilitar a gestão da sua loja. O primeiro passo, após a decisão de vender online e se sua operação será interna, terceirizada para diversos parceiros ou terceirizada para um parceiro full commerce, é desenhar o projeto de acordo com sua estratégia de canais de venda online e de modelo de negócio.
Veja a seguir quais são os tipos de projetos possíveis para vender online e como um parceiro de full commerce pode auxiliar na criação, implementação e gestão em cada modelo.
Brand shop – B2C
Também chamada de flagship, é a loja online oficial da marca. Caso ainda não possua um site de venda próprio, será programada toda a plataforma de e-commerce, a integração de sistemas e opções de meios de pagamentos para a realização das compras no mundo digital. Com uma flagship, a marca pode estreitar a relação com o seu público, além de oferecer serviços e produtos exclusivos – o que nem sempre é possível quando a venda é feita em sites parceiros, por exemplo.
Marketplace
Estar presente nos marketplaces hoje é importante dentro de uma estratégia de canais de venda online. Nesse caso, pode ser feita a criação das lojas das marcas dentro dos marketplaces, toda a gestão do portfólio, assim como a precificação e integração, plugando o estoque aos grandes players do mercado (em projetos de marketplace out). Além disso, é possível fazer projetos de marketplace in, quando o e-commerce da empresa se transforma em um marketplace próprio e passa a agregar outras marcas para vender em sua loja online.
B2B
A solução para quem precisa vender para outras empresas. Aqui, o foco são projetos em que a plataforma de e-commerce é utilizada por varejistas e para revenda. Será criada uma página online, mas em um ambiente fechado que contemple todas as políticas comerciais praticadas pelos clientes para atender uma jornada de compra específica como é essa entre empresas.
B2E
Para esses projetos, vale a mesma proposta do que é feito para o B2B de criar um e-commerce em um espaço fechado. O objetivo é atender os colaboradores das marcas e criar uma loja online para eles. Além disso, nesses espaços, é possível fazer também a aquisição dos produtos em outros formatos como créditos fornecidos pela empresa.
Omnichannel
Aqui, os projetos têm o objetivo de integrar os canais online e offline para criar uma experiência unificada de compra para o consumidor, independente do ponto de venda. Entre os serviços de união de canais é possível trabalhar com: prateleira infinita, pick up store (Clique e Retire), ship from store (uso do estoque da loja física para os pedidos online), entre outros.
Loyalty
Os programas de fidelidade, assinatura e recorrência têm ganhado cada vez mais destaque como um formato valioso para empresas recompensarem a preferência de seus clientes. Nesse caso, são criadas plataformas que funcionam como um marketplace para trocar pontos por produtos, criando uma experiência personalizada e diferenciada para o seu público.
Dessa forma, é possível ver as diversas opções de projetos e modelos de negócios para que as empresas vendam no ambiente online. Trabalhar com um parceiro de full commerce é um dos caminhos para criar e implementar cada um deles. É claro que a escolha da melhor estratégia depende de diversos fatores como seu objetivo e meta de venda, tamanho da empresa, especificidades do seu negócio. No entanto, pode ter certeza, o digital oferece possibilidades para que sua marca se posicione no mercado hoje da maneira que o seu público espera.
Giselle Pertusi, Head Comercial na Synapcom
Profissional com mais de dez anos de carreira em Comércio Eletrônico, com sólida experiência no planejamento estratégico de áreas como comercial e marketing, visando maior conversão e crescimento da marca no mercado. Know-how na identificação de oportunidades de comercialização para fomentar novos negócios, busca de novas parcerias de Marketplace, B2B, B2C, Omnichannel e Televendas em diversos segmentos atuando em empresas nacionais e multinacionais tais como: Daslu, Baby Basics, GIF2U Commercio e Infracommerce.
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