Por Giselle Pertusi

O e-commerce já demonstrou sua força e importância para o mercado. Neste ano, mais uma vez, o setor atingiu recorde histórico de vendas totalizando mais de R$ 53 bilhões no primeiro semestre, representando um crescimento de 31% em relação ao semestre anterior, segundo dados da Webshoppers 44, da Ebit | Nielsen

Então, entrar no mercado digital já se tornou um movimento necessário para os negócios. No entanto, começar a vender na internet diretamente para o consumidor final é uma tarefa complexa. Hoje em dia, além da alta concorrência, a expectativa do cliente também é elevada e isso faz com que sua operação tenha que entregar uma experiência de compra cada vez melhor – e isso existe muita expertise, uma plataforma robusta, integração de sistemas, logística, sistemas de pagamento, entre outros elementos essenciais. 

Nesse caso, não importa se você já tem um e-commerce funcionando ou não, há muitas maneiras de criar ou ampliar o alcance da sua marca e facilitar a gestão da sua loja. O primeiro passo, após a decisão de vender online e se sua operação será interna, terceirizada para diversos parceiros ou terceirizada para um parceiro full commerce, é desenhar o projeto de acordo com sua estratégia de canais de venda online e de modelo de negócio. 

Veja a seguir quais são os tipos de projetos possíveis para vender online e como um parceiro de full commerce pode auxiliar na criação, implementação e gestão em cada modelo. 

Brand shop – B2C
Também chamada de flagship, é a loja online oficial da marca. Caso ainda não possua um site de venda próprio, será programada toda a plataforma de e-commerce, a integração de sistemas e opções de meios de pagamentos para a realização das compras no mundo digital. Com uma flagship, a marca pode estreitar a relação com o seu público, além de oferecer serviços e produtos exclusivos – o que nem sempre é possível quando a venda é feita em sites parceiros, por exemplo. 

Marketplace
Estar presente nos marketplaces hoje é importante dentro de uma estratégia de canais de venda online. Nesse caso, pode ser feita a criação das lojas das marcas dentro dos marketplaces, toda a gestão do portfólio, assim como a precificação e integração, plugando o estoque aos grandes players do mercado (em projetos de marketplace out). Além disso, é possível fazer projetos de marketplace in, quando o e-commerce da empresa se transforma em um marketplace próprio e passa a agregar outras marcas para vender em sua loja online.

B2B

A solução para quem precisa vender para outras empresas. Aqui, o foco são projetos em que a plataforma de e-commerce é utilizada por varejistas e para revenda. Será criada uma página online, mas em um ambiente fechado que contemple todas as políticas comerciais praticadas pelos clientes para atender uma jornada de compra específica como é essa entre empresas.

B2E
Para esses projetos, vale a mesma proposta do que é feito para o B2B de criar um e-commerce em um espaço fechado. O objetivo é atender os colaboradores das marcas e criar uma loja online para eles. Além disso, nesses espaços, é possível fazer também a aquisição dos produtos em outros formatos como créditos fornecidos pela empresa. 

Omnichannel
Aqui, os projetos têm o objetivo de integrar os canais online e offline para criar uma experiência unificada de compra para o consumidor, independente do ponto de venda. Entre os serviços de união de canais é possível trabalhar com: prateleira infinita, pick up store (Clique e Retire), ship from store (uso do estoque da loja física para os pedidos online), entre outros. 

Loyalty
Os programas de fidelidade, assinatura e recorrência têm ganhado cada vez mais destaque como um formato valioso para empresas recompensarem a preferência de seus clientes. Nesse caso, são criadas plataformas que funcionam como um marketplace para trocar pontos por produtos, criando uma experiência personalizada e diferenciada para o seu público.

Dessa forma, é possível ver as diversas opções de projetos e modelos de negócios para que as empresas vendam no ambiente online. Trabalhar com um parceiro de full commerce é um dos caminhos para criar e implementar cada um deles. É claro que a escolha da melhor estratégia depende de diversos fatores como seu objetivo e meta de venda, tamanho da empresa, especificidades do seu negócio. No entanto, pode ter certeza, o digital oferece possibilidades para que sua marca se posicione no mercado hoje da maneira que o seu público espera.     

Giselle Pertusi, Head Comercial na Synapcom

Giselle Pertusi, Head Comercial na Synapcom

Profissional com mais de dez anos de carreira em Comércio Eletrônico, com sólida experiência no planejamento estratégico de áreas como comercial e marketing, visando maior conversão e crescimento da marca no mercado. Know-how na identificação de oportunidades de comercialização para fomentar novos negócios, busca de novas parcerias de Marketplace, B2B, B2C, Omnichannel e Televendas em diversos segmentos atuando em empresas nacionais e multinacionais tais como: Daslu, Baby Basics, GIF2U Commercio e Infracommerce.