Mais do que simplesmente evitar prejuízos, segurança da loja virtual aumenta vendas por meio da melhora na experiência dos bons clientes
Cada vez mais latente no e-commerce do Brasil e do mundo, a discussão sobre a segurança de cada loja virtual contra fraudes tem mostrado que, muito mais do que apenas evitar prejuízos financeiros diretos pela perda de produtos ou serviços, o antifraude pode ajudar toda a cadeia de processos dentro de uma loja virtual a ser mais fluída, rápida e satisfatória do ponto de vista da experiência do cliente.
Isso quer dizer que, ao preservar bons consumidores, um trabalho eficiente de gestão de risco e combate a fraudes é capaz de aumentar a taxa de aprovação de pedidos, diminuir o tempo de resposta e a taxa de chargeback (estorno do cartão), ao mesmo tempo em que torna a reputação da loja muito boa aos olhos dos clientes.
Afinal de contas, de nada adianta barrar a fraude se, para isso, a loja virtual barra muitos pedidos de bons consumidores ou impõe uma demora excessiva na resposta de uma transação. Pensando em custos de aquisição de clientes ou de danos de imagem e credibilidade, não é exagero dizer que os prejuízos seriam ainda maiores, nestes casos, do que os causados pela fraude.
Por isso, o equilíbrio de indicadores é fundamental. É preciso, sim, ter a fraude controlada, mas isso só tem sentido se o tempo de resposta for mínimo e a taxa de aprovação estiver realmente alta.
Para conseguir este equilíbrio, o antifraude precisa ser capaz de fazer análises profundas e escaláveis, aplicando tecnologia avançada e mão de obra especializada na análise de grandes quantidades de dados, além de conhecer, em detalhes, todos os processos de cada transação, do início ao fim.
Ao ter essa expertise, a solução antifraude consegue aplicar todo o conhecimento na prevenção e combate a este tipo de crime em todas as etapas da cadeia que envolve uma transação no e-commerce, desde a plataforma até a logística de entrega e devolução de produtos. Afinal, o Brasil, infelizmente, é um país que tem uma fraude muito voraz e criativa, o que torna todas essas etapas vulneráveis à atuação de fraudadores.
Em um mercado tão competitivo quanto o e-commerce atual, poder ter a tranquilidade de oferecer uma loja virtual segura e que transmita confiança é uma obrigação de todo o setor, que é bastante desprotegido do ponto de vista da legislação vigente. Por isso, um trabalho eficiente de prevenção e combate a fraudes pode ser muito mais do que um meio para evitar prejuízos, podendo ser, também, um grande aliado para a melhor experiência do consumidor e do crescimento sustentável do negócio.
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