Em meio a tanta concorrência e disponibilidade de produtos no mercado, toda comunicação e ação é uma maneira de cativar seus clientes, aumentar o share da marca e crescer em receita. E não é novidade para ninguém que a preocupação com o posicionamento nas redes sociais é necessária, pois são elas que nos permitem estar mais próximos dos consumidores.

Hoje vamos falar sobre o Instagram – a rede social que mais cresce no mundo atualmente e, com 15 vezes mais interações acontecendo nela do que em outras redes*, é inevitável que as marcas estejam buscando qual a melhor forma de fazer parte desse meio. Por isso, trouxemos algumas dicas e boas práticas para as marcas estarem no Instagram.

A primeira pergunta que você deve se fazer antes de começar a trabalhar a comunicação de uma marca é: quem é sua marca? Qual a mensagem que ela passa? Com que público fala? Pense nela sendo uma pessoa, quais características teriam, sua personalidade, sua fala e seu propósito. Todos esses pontos te ajudam a definir qual o estilo de comunicação e imagem da marca, gerando afinidade com o público desejado.

Todas essas informações irão te ajudar a definir melhor a gestão de marca da sua empresa. Construindo ações estratégicas que vão fazer a percepção do consumidor em relação a você. E vão te direcionar para qual tipo de mensagem e linguagem usar representando a marca.

Uma vez definida quem é sua marca e quais suas estratégias, é hora de começar a produzir conteúdo. Para cada postagem é necessário ter uma visão tanto de direção de arte, de fotografia como de um designer. Testando iluminações, cores, cenários e enquadramentos. O mínimo detalhe pode fazer uma diferença enorme para uma comunicação que desperta desejo.

Comece estudando sua comunicação e vá testando. Só assim chegará na fórmula perfeita para a sua marca.

E para quem deseja saber mais sobre o assunto, recomendo o livro “Instagram Skills”, das meninas do Orna.

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*Fonte de Dados: Exame Abril.
DINO. Instagram, 15 vezes mais interações que outras redes sociais. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/negocios/dino/instagram-15-vezes-mais-interacoes-que-outras-redes-sociais/>. Acesso em: 19 de fev 2019.

Fernanda Assis

Analista de Marketing na Rakuten Brasil