A chave para virar o jogo no e-commerce é acompanhar a performance de suas campanhas de mídia na ponta do lápis. Qual a sua parcela de impressão no Google? Para quais concorrentes você está perdendo tráfego? Quais as palavras-chave que geram melhor margem de contribuição e podem salvar o ROAS? Quais as mídias entregam melhor taxa de conversão?

O sucesso do seu e-commerce está em definir um plano de ação para cada uma destas perguntas. Tão importante quanto o pool de produtos, estoque adequado e logística perfeita, o desafio é aquisição de tráfego de qualidade com real potencial de conversão.

A esta altura você já deve ter percebido que algumas palavras geram baixo volume de visitas, porém alto volume de vendas e também que as informações mais importantes para acompanhar a performance da sua conta não estão no relatório inicial de pesquisas do Google ou no relatório de CTR (click to rate) da sua plataforma de mídia programática. Essas informações ficam escondidas na Aba Métricas Competitivas do Google Adwords ou em relatórios avançados de mídia

Para Adwords você pode ver um passo a passo de como acessar as métricas competitivas das suas campanhas no blog do Adwords: https://adwords-br.googleblog.com/2010/12/conhe%C3%A7a-o-relat%C3%B3rio-de-parcela-de.html 

Um olhar para métricas avançadas nas outras plataformas de mídia também irá ajudá-lo a situar o seu posicionamento em relação a concorrência, a taxa de conversão por canal e anúncio e identificar oportunidades de conversão.

Outro ponto importante para definir o sucesso das suas estratégias de performance é entender quais as melhores palavras para investir usando a máxima 80/20 de Pareto. Você verá que 80% das conversões vem de 20% das palavras-chave e canais de mídia e poderá criar campanhas dedicadas mantendo a parcela de impressão superior a 90%.

Gerenciar a parcela de impressão das campanhas e focar o investimento nos termos e canais com maior taxa de conversão podem aumentar consideravelmente as vendas do seu e-commerce. E nada como melhorar os resultados sem mais investimento, definitivamente é algo que qualquer e-commerce almeja.

Por Hele Moura

Coordenadora de E-commerce na Amend Cosméticos, Google Partner desde 2008, MBA em Business Intelligence pela FIAP, possui especialização em gerencia comercial na FGV, sócia fundadora de startups de marketing digital, atua desde 2005 com marketing digital, onde além de passagens por grandes empresas como Terra e Scup, foi sócia fundadora da Ativi Intelligence Marketing. Empresa Google Partner de Marketing Digital e Business Intelligence. No meio acadêmico é professora das disciplinas de Marketing Digital, Influencers e Novas Mídias na ESAMC, Comschool, Sinapro e HSM. Responsável por criar estratégias digitais para clientes como Amend, Sky, Ticket, Any Any, Speedo, Abilio Diniz, Banco Carrefour, Atacadão, Mapfre e Braskem.

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