Em constante desenvolvimento de novas tecnologias que permitam o avanço do trabalho com o marketing de afiliados e performance, a Rakuten Advertising é uma empresa especializada em tecnologia e consultoria para publicidade e marketing digital, pertencente ao Rakuten Group, Inc. Inicialmente conhecida como Rakuten Marketing, atua no mercado brasileiro desde 2013 e tem como objetivo conectar, ativar e engajar consumidores, a partir de estratégias inovadoras para agências, marcas e afiliados.

Para isso, une tecnologia de ponta, audiência qualificada, insights de mercado, orientação e consultoria voltada a performance em uma única plataforma. No Brasil, as duas principais frentes de atuação são o trabalho com marketing de afiliados, por meio de sua rede global, e de operação de mídia na plataforma de streaming AVOD Viki, que teve início em fevereiro deste ano. 

Graças à oferta de um amplo inventário de mídia do grupo Rakuten, os afiliados e marcas anunciantes têm acesso irrestrito a uma premiada rede de performance global, além de dados proprietários de muitas pesquisas sobre o mercado consumidor. Com sede em San Mateo, Califórnia, a empresa possui escritórios na América Latina, América do Norte, Oceania, Ásia e Europa. 

Em 2020, manteve seu ritmo de expansão com crescimento de quase 80% de sua base de afiliados no Brasil entre os meses de março e outubro, período mais desafiador para o varejo, quando muitas lojas físicas precisaram fechar as portas em decorrência da pandemia de Covid-19. Neste cenário, o marketing de afiliados representou um importante canal adicional de vendas. 

Em 2021, a Rakuten Advertising continuará exercendo seu papel como aliada do e-commerce, buscando parcerias que reforcem este compromisso, como a entrada, em maio deste ano, para o Movimento Mulheres no E-Commerce. 

Missão

Com um negócio 100% digital, a missão da Rakuten Advertising é fazer da internet um lugar melhor, que traga relevância e valor para todas as pessoas envolvidas, sejam elas anunciantes, afiliados ou consumidores. Para isto, a empresa está sempre em busca de inovação tecnológica, combinando a mídia de propriedade e operada pela Rakuten Advertising à criação de inteligência artificial pioneira e insights enriquecedores sobre o consumidor.

Dessa forma, a Rakuten Advertising busca conectar marcas globais a sua rede de afiliados digitais, empregando uma estratégia revolucionária, moldada por décadas de aprendizado, para revolucionar o setor.

Como o negócio funciona

O trabalho da Rakuten Advertising no Brasil se divide entre o marketing de afiliados e a operação de mídia em Viki. Por meio do painel da rede Rakuten Advertising, os afiliados têm acesso a links traqueados das marcas anunciantes. Com uma tecnologia que permite o acompanhamento durante toda a jornada de compra, caso as vendas sejam convertidas, uma comissão pré-estabelecida é paga ao afiliado. Este modelo permite que as marcas paguem apenas por vendas geradas, o que faz com que todo investimento retorne diretamente como receita.