Empreender é um sonho presente na vida de muitas pessoas, porém ter seu próprio negócio envolve desafios diários,  os empreendedores enfrentam muitos medos, como a dificuldade de empreender no Brasil, o risco de falência e a perda de recursos próprios.

No Brasil, o empreendedorismo feminino vem crescendo de forma significativa, atualmente, o Brasil é o 7° país com maior número de empreendedoras no mundo

Pensando nisso, hoje abordaremos a questão do empreendedorismo feminino, dados sobre o panorama deste no Brasil, desafios e dicas para sobrepô-los e estratégias que auxiliam a fazer a gestão do negócio com excelência.

Dados sobre o empreendedorismo feminino no Brasil

No Brasil, o número de mulheres empreendedoras vem crescendo, atingindo uma marca histórica segundo a última pesquisa do Sebrae, realizada com base em dados do IBGE. Os dados mostram que, no terceiro trimestre de 2022, havia 10,3 milhões de mulheres donas do próprio negócio, representando um percentual de mais de 34% do total de empreendedores.

Com o avanço do empreendedorismo feminino, alguns dados são observados:

  •   De um total de 52 milhões de empreendedores brasileiros, 32 milhões são mulheres;
  •  Cerca de 46% dos empreendedores iniciais são mulheres;
  •  Mudando as configurações familiares, 49% das empreendedoras mulheres são chefes de família;
  •  Essas empreendedoras iniciais (cerca de 40% delas) pretendem abrir de 1 a 5 vagas de emprego;
  •  A maioria expressiva das mulheres (82%) empreende por necessidade;
  • Enquanto 69% empreendem para fazer a diferença no mundo;
  • Do total de empreendedoras brasileiras, 50% são donas de negócio e, deste percentual, 28% estão nos setores de serviços e comércio.

Quem são essas mulheres empreendedoras do Brasil?

No Brasil, o número de mulheres empreendedoras já superou o de homens na criação de novos negócios – e deste número:

  • 44% delas estão na região Sudoeste;
  • 49% são declaradamente brancas;
  • 48% declaram-se negras;
  •  2% são autodeclaradas amarelas e indígenas;
  •  67% transitam na faixa etária dos 35 a 64 anos;
  • 68% concluíram o ensino médio ou superior;
  • 89% trabalham por conta própria;
  • 11% são empregadoras de outras pessoas.

Principais obstáculos para as mulheres empreendedoras

Os desafios da mulher empreendedora são uma realidade e é preciso buscar estratégias para superá-los de forma a se destacar no mercado, alcançando o sucesso no negócio.

Esses desafios existem pelo processo de transformação que a sociedade vem passando nas últimas décadas, que deu às mulheres oportunidade e liberdade de escolherem seus caminhos – uma das formas de empoderamento feminino.

Selecionamos os 2 principais desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras e apresentamos formas de superá-los. 

1. Preconceito é algo que ainda existe

Infelizmente, o machismo ainda se mostra presente na sociedade tornando-se um dos maiores desafios das mulheres que decidem ter seu próprio negócio. 

O machismo estrutural leva as empreendedoras a serem vistas com desconfiança e descrédito pela crença popular de que mulheres são sensíveis demais e não possuem firmeza necessária para gerir um negócio.

Isso faz com que seja comum as mulheres precisarem de um esforço muito maior que dos homens para provar sua capacidade e valor no mundo do empreendedorismo, de forma que esse preconceito pode sufocar a autoestima e a autoconfiança, fazendo com que as mulheres desanimem ou desistam do seu projeto de empreender.

Como superar o preconceito?

Evite dar tanta importância a comentários negativos ou ouvir pessoas que não lhe dão credibilidade. Busque se inspirar em histórias de mulheres de sucesso e tenha uma rede de apoio.

Encarar os desafios da mulher empreendedora amparada por outras mulheres que vivem a mesma situação ajuda na troca de ideias e experiências, além de oferecer apoio na jornada, então escolha sempre a companhia de pessoas que ofereçam apoio e que acreditem em você.

2. Insegurança e medo de fracassar

A insegurança e o medo do fracasso são emoções comuns a qualquer pessoa que se jogue na aventura do próprio negócio – e isso não é uma exclusividade das mulheres – mas para nós, esses sentimentos são amplificados devido à desconfiança e ao descrédito da sociedade, como consequências do machismo estrutural.

Aqui, tenha em mente que encarar um projeto novo pode ser excitante e encorajador, então use o medo e a insegurança como uma fonte de motivação e de energia para trabalhar ainda mais e serem um impulso ao seu objetivo.

Como superar a insegurança?

Preparo é uma das melhores formas de driblar sua insegurança e deixar o medo de fracassar de lado.

Por isso, estude muito sobre a sua área de atuação, realize cursos e busque conteúdos confiáveis na internet a fim de se manter atualizada sobre seu nicho de mercado, busque se capacitar de forma contínua.

Isso vai ajudá-la a se destacar no mercado e tomar decisões acertadas, gerando mais segurança e confiança sobre seu potencial. Não deixe o medo paralisar você!

Dicas para mulheres que buscam empreender

O empreendedorismo feminino é muito mais do que apenas mulheres abrindo empresas, é uma ferramenta de transformação social. Por isso, selecionamos algumas dicas para você que sonha empreender:

Analise e estude o mercado

Um novo negócio deve surgir para suprir uma demanda do mercado, atender as necessidades do público. Então escolha um nicho de mercado promissor e com o qual você tenha afinidade, pesquise tudo sobre o assunto e vá em frente!

Planeje seu negócio

Organizar o orçamento é uma medida que deve ser tomada antes de empreender, a fim de prever os custos necessários para entrar em operação. Lembre-se também de pesquisar sobre impostos e tributos.

Realize seu planejamento financeiro

Conheça a fundo seus gastos, estipule metas a serem atingidas e poupe valores para períodos de menor movimento (a chamada sazonalidade do negócio). Essas são estratégias efetivas para um bom planejamento financeiro.

Busque capacitação

Existem organizações que ajudam mulheres  empreendedoras a tirarem seu projeto do papel e até mesmo oferecem consultorias com excelentes dicas para quem está começando. Busque também ler sobre assuntos como: administração, gestão de pessoas, marketing digital, finanças etc. Uma dona de negócio promissora precisa entender tudo isso para prosperar.

Faça networking

Lá no início falamos do preconceito que se impõe a uma mulher empreendedora, que, infelizmente, ainda vigora. Então é super importante que você conheça outras empresárias, por encontros presenciais ou por grupos e comunidades na internet, ouvir histórias motivadoras, expor suas dificuldades, fortalecer parcerias… tudo para que você não se sinta sozinha nessa jornada. Além de amigas, elas poderão se tornar fornecedoras, clientes ou mesmo sócias.

Importância de uma boa gestão no seu negócio

Começar um negócio é dar um salto no desconhecido, pois ninguém está 100% preparado para ser seu próprio chefe, com todas as responsabilidades que a gestão empresarial coloca à frente.

Com estudo e uma gestão eficiente que culmine em processos claros e bem definidos sua rotina de trabalho pode ser otimizada evitando desperdício de tempo e tornando seu cotidiano mais produtivo.

Quando definida e executada com assertividade, a gestão empresarial garante que processos ocorram de forma produtiva, mantendo a rotina organizada, identificando possíveis oportunidades e dificuldades, buscando diferenciais para a atuação mercadológica, estabelecendo metas – tudo para o sucesso da mulher empreendedora.

E, para isso, ajuda é essencial. Veja abaixo como isso se dá.

Como um ERP auxilia as mulheres empreendedoras

Com mais e mais mulheres optando pelo mundo do empreendedorismo feminino no Brasil, é fundamental buscar ferramentas que sejam suporte e auxílio na gestão de negócios para integrar e otimizar processos dentro da empresa.

E a ajuda ideal vem de um sistema ERP completo, que entregue uma gestão de negócios completa para o empreendedorismo feminino.

Mas já destacamos que no mercado de ERP existem múltiplas opções de softwares, mas nenhum com funcionalidades pensadas para a mulher empreendedora, como é o caso do Bling.

Ao falar sobre empreendedorismo feminino, é fundamental ter em mente os obstáculos que citamos acima e como um sistema de gestão oferece facilidades que auxiliam a unificar processos da empresa, reduzir custos operacionais e minimizar erros.

O sistema ERP Bling consegue entregar eficiência, armazenamento seguros de dados, controle de estoque e outras ferramentas imprescindíveis a qualquer negócio, especialmente um gerido por uma mulher – que naturalmente já é sobrecarregada de tarefas e responsabilidades.

Quem tem um negócio próprio, especialmente no início, sabe da carga de trabalho e inexperiência para resolver algumas questões, que com o tempo podem esgotar física e mentalmente a empreendedora, levando a erros e incongruências na gestão.

O ERP Bling atua no empreendedorismo feminino para melhorar o trabalho da sua empresa e torná-lo mais fácil, gerando crescimento, melhoria das operações e sucesso. 

A importância de um sistema de gestão empresarial para atuantes no mundo do empreendedorismo feminino, e também para futuras mulheres que buscam empreender, é que contar com apoio de um sistema assim proporciona melhoria de produtividade e eficiência com simplicidade e praticidade.

São muitas as facilidades que o Bling oferece na gestão do seu negócio, confira as principais:

  • Automatização dos processos cotidianos;
  • Organização e padronização das demandas internas;
  • Conexão com diversos canais de vendas;
  • Cadastros de clientes e fornecedores sempre atualizados;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Controle de estoque;
  • Sincronização dos dados da empresa em tempo real;
  • Informações assertivas que geram relatórios confiáveis.

Incentivar o empreendedorismo feminino é empoderar mulheres!

O empreendedorismo feminino vem avançando e, com isso, ampliando a participação de mulheres em posições de liderança nos negócios, gerando novas oportunidades para que mais mulheres conquistem o protagonismo na administração das empresas e consigam melhorar suas vidas e de suas famílias.

O apoio da sociedade ao empreendedorismo feminino é fundamental para inspirar as  mulheres e abrir caminho para que outras mulheres transformem suas vidas positivamente através do empreendedorismo.

Daniella Doyle é Head de Marketing e Growth na Bling, empresa parceira do Mulheres no E-commerce