Da fisioterapia à carreira no E-commerce.

Eu sou Jemima de Oliveira, tenho 32 anos, formada em Fisioterapia, e trabalho com e-
commerce faz 9 anos. Não, você não leu errado! Sou fisioterapeuta, mas me encontrei no
Varejo on-line. Pega um cafezinho que vou te contar minha história.
Entrei na faculdade jovem, aos 17 anos, sem muitas certezas. Eu sabia que queria ajudar
pessoas. No meio do curso percebi que não estava tão conectada à profissão, mas ainda
assim, conclui o curso.
O ano era 2010 e com o diploma na mão, sedenta para ajudar as pessoas a ter uma vida
melhor. Tentei trabalhar na minha área de formação, mas sou uma pessoa comunicativa,
alegre e que gosta de ver as pessoas felizes. Mas não era essa a realidade: me deparei em
um consultório, pedindo para o paciente repetir um exercício, enquanto ficava parada,
olhando a execução. Isso não brilhava meus olhos, sabe? Eu queria mais.
Foi quando vi a oportunidade de trabalhar em uma startup no ramo do e-commerce. A
empresa estava começando e a proposta era boa: entregar medicamentos, cosméticos e
tudo que se compra em uma farmácia no conforto da casa da pessoa. Sem estresse, sem
perda de tempo. Resolvi tentar. De qualquer forma, se não desse certo, eu poderia voltar
para o consultório.
Trabalhava como secretária do CEO da empresa, e foi lá que conheci uma mulher loira, de
olhos azuis, e super agitada: Edilaine Godoi, a diretora de marketing. Começamos a
conversar e conheci sua história (acredito que um dia ela vai compartilhar aqui também, e
olha, é inspiradora).
Bom, mesmo trabalhando como secretária, não fiquei só na minha caixinha. Tive a ideia de
reforçar o marketing de conteúdo nas redes sociais da empresa, não tinha nada a ver com a
área que estava, mas queria um desafio, e a Edilaine confiou em mim. Nisso minha
admiração só aumentou. Com um tempo, fui fazendo da Edilaine além de mentora, amiga
Eu e Edilaine acabamos migrando para organizações diferentes e seguindo nossas vidas,
mas continuamos a conversar. E foi aí que ela me apresentou o Mulheres no E-commerce:
o grupo ainda estava no início, e a ideia era juntar mulheres que trabalhavam com vendas
digitais e tecnologia, para poder trocar figurinhas e ir se ajudando. Fui a eventos, conhecia
gente, e pude ajudar muitas mulheres com minha expertise em marketplace e em redes
sociais. Elas pensavam que eu estava as auxiliando, mas quem estava sendo ajudada era
eu: me sentia útil e empoderada a cada “abacaxi” que ajudava as minhas colegas
empreendedoras à descascar.
Nos eventos via que todas nós tínhamos uma conexão em comum. Guardadas as devidas
proporções todas nós tínhamos a mesma dor: um mercado gigante, mas que ainda tem a
sombra do machismo. Um homem que cobra implacavelmente os resultados é visto como
assertivo. Já uma mulher que tem o mesmo modelo, é vista como “irritadiça” ou que não
possui inteligência emocional e tão pouco capacidade de liderar. O que de modo nenhum
condiz com a verdade. Segundo pesquisa da First Round Capital, Startups lideradas ou
fundadas por mulheres têm performance 63% maior.
Por isso, o grupo de Mulheres no e-commerce é tão importante para mim. Acredito que
podemos mudar essa cultura apoiando e tendo apoio de outras mulheres.
Exemplo disso, quando entrei na empresa que trabalho atualmente. Conheci uma colega de
trabalho que era ótima: tinha muitos anos de empresa, acompanhou o nascimento da área
de marketplace e sabia sobre atendimento ao consumidor como ninguém. Foi uma das
pessoas que me acolheu assim que eu cheguei. Porém, apesar de todo esse conhecimento

e coração enorme, ela era extremamente tímida e retraída, o que atrapalhava um pouco o
seu trabalho quando ia visitar clientes. Após muitas conversas sobre como ela se soltar
mais, a levei em um evento do Mulheres no e-commerce, apresentei as pessoas que eu
conhecia, e discretamente, saia de perto, para ela se virar e ver que ao invés de um
ambiente hostil como estávamos acostumadas ela tinha um grupo de mulheres
acolhedoras. Hoje ela me agradece por ter apresentado esta rede de apoio e está
montando sua própria consultoria de marketplace. Achei isso fantástico.
Atualmente trabalho em um dos maiores e-commerces na américa latina. Já passei por
diversas áreas da companhia: apliquei treinamentos presenciais em várias empresas, de
todos os portes, assim como webinars para pessoas de todo o país. Auxiliei em eventos,
cuidei de estandes, e até desenvolvi um programa de entrevistas com especialistas de
áreas como logística, marketing e SAC. Tudo isso não foi mérito só meu, mas também do
aprendizado que eu tive em cada evento, em cada conversa no grupo do WhatsApp do
mulheres no E-commerce.
O mundo digital é um mar aberto e pode ajudar a todas nós: mulheres que estão iniciando
no mercado de trabalho agora, mulheres em transição de carreira, mulheres
empreendedoras. Juntas somos mais fortes.

 

 

Pós-graduada em Gestão de Marketing no Senac. Introduzida para e-commerce em gerenciamento de mídia social e implementação de novas estratégias de relacionamento com o cliente, inteiramente responsável pelo relacionamento com influencers, blogueiras e imprensa, estratégias de e-mail de marketing, atendimento ao cliente B2B.