As vendas do ecommece durante a Black Friday no Brasil têm crescido em volume considerável a cada ano. E em, 2020 houve um salto expressivo. Foram mais 25,1% em comparação a 2019. Já entre 2018 e 2019, a variação foi de 23,6%. Os dados são da consultoria Ebit|Nielsen.

O fato é que o e-commerce tem caído no gosto do brasileiro, e com a pandemia, muitos de nós tivemos a primeira experiência de compra online em 2020. Nesse contexto de crescimento do e-commerce no País, o marketing de afiliados tem ganhado destaque como importante canal adicional em vendas para o varejo eletrônico, especialmente em uma data tão marcada pela comunicação digital como a Black Friday.

E já se foram os tempos em que a data era marcada apenas por uma busca inquietante por descontos. O foco, hoje, é no consumidor, e não no produto. A jornada de compra deve ser interessante, para dizer o mínimo. Programas de cashback, entregas expressas e qualidade do atendimento ganham força, assim como a afinidade com as marcas.

Nesse quadro, uma estratégia que permite acessar o consumidor em todas as etapas do funil de vendas ganha importância ainda maior. E este é o caso do marketing de afiliados. Ele permite impactar e engajar o shopper além da conversão, e desse modo, é capaz de garantir retorno não apenas durante a Black Friday e os feriados de dezembro, mas também ao longo dos meses seguintes.

No âmbito do marketing de afiliados, os produtos do anunciante são divulgados pelos afiliados em troca de comissão. A Rakuten Advertising oferece o modelo de comissionamento dinâmico, que atua pelo oferecimento de taxas de comissionamento variáveis nas diferentes fases da transação. Por meio dessa técnica, o anunciante é capaz de controlar melhor custos de comissionamento e oferecer aos afiliados transparência sobre o que precisam fazer para atingir os objetivos. Em um ambiente competitivo como o da Black Friday, o uso desse modelo é um grande diferencial competitivo para uma marca.

Outro ponto importante para uma marca durante a Black Friday é aliar seu programa de marketing de afiliados e seus KPIs. Essa estratégia ajuda a fidelização dos próprios afiliados, o que garante que sempre divulguem seus produtos e serviços.

Com o e-commerce aquecido, apesar da alta da inflação e do dólar, esta edição de Black Friday deverá, no mínimo, repetir o sucesso do ano passado. E para a marca que quiser explorar todo o potencial da data, o marketing de afiliados se torna ferramenta imprescindível.

Por Monalisa Rigo, Senior Marketing Manager – Latam & Brazil da Rakuten Advertising