Informações para que você consiga analisar e escolher uma plataforma de pagamentos online para o seu negócio e assim ter um parceiro estratégico para seguir crescendo.
Vender talvez seja das ações humanas mais antigas. Seja no princípio, realizando escambo sem papel moeda até a transação financeira em si, mais recente da nossa história e presente até hoje. O processo trivial no mundo físico já faz parte do cotidiano tanto de quem compra quanto de quem vende, não há grande fricção e sim cada vez mais a tecnologia para remodelar o método dessa transação com sofisticação e com foco na experiência durante a jornada de compra.
Nessa linha de inovação para realizar transações financeiras, você deve ter se deparado ou ouvido falar mais recentemente sobre códigos QR em lojas físicas, realizando o fluxo com a leitura do código via câmera de celular finalizando assim os pagamentos em carteiras digitais (wallet). Usando este método, as transações acontecem sem contato físico e consumindo crédito disponível na carteira ou usando cartões de crédito já cadastrados pelo comprador. Em 2019 e no começo de 2020, vimos a disseminação massiva deste modelo e, se não fosse a pandemia, possivelmente já estariam ainda mais difundidos por todo o país. Este processo, assim como as ‘maquininhas’, sofreram com a paralisação do mundo físico e passaram por uma reinvenção de seu uso, adaptando-se para que varejistas pudessem continuar vendendo de forma nova e segura. A grande sacada durante o período de distanciamento social foi a pulverização de doações em ‘lives’ realizadas por todo tipo de evento e, em destaque, músicos que levaram os códigos QR para as telas desta nova forma de consumir entretenimento e abriram portas para consumidores interagirem com as carteiras digitais, pela primeira vez de forma tão importante e presente.
Já no mundo digital, as transações ocorrem com fluxos diferentes do mundo físico para assegurar que vendedores e compradores realizem-na em ambiente seguro. Durante a pandemia, os negócios exclusivamente em ambiente físico tiveram que migrar para o digital o que reforçou ainda mais as formas de pagamento online e sua evolução.
Lembro de tantas empresas interessadas em e-commerce com as quais já tive contato ao longo destes mais de 10 anos em empresas de tecnologia que até se interessavam no tema porém ao avançar com o planejamento, acabavam postergando para depois. Coisas que em 10 anos foram tentativas frustradas de lojistas fazerem este movimento digital acontecer em seus negócios, agora, movidos pela crise, correram para o online em aproximadamente 4 semanas. Sim, 10 anos em 1 mês. É um comportamento que não deve mudar após a pandemia.
Vale também lembrar que a bancarização pré-pandemia ainda era distante do ideal e isso, um dos gargalos do desenvolvimento, trouxe o aumento da participação no faturamento de transações do varejo (pré-pandemia, a estimativa era de crescimento de 18% em 2020, segundo estudo da ABCOMM). Estudos apontavam que aproximadamente 40% da população brasileira não tinha acesso a contas bancárias e, agora com o auxílio emergencial, aproximadamente 23 milhões de pessoas foram inclusas no sistema bancário, possibilitando assim o aumento de transações online e a primeira compra digital desta população.
Só no Mercado Livre: mais de 5 milhões de novos compradores na América Latina no período, realizando sua primeira compra online:
Vender e comprar online é um comportamento que veio para ficar e deve-se considerar isso para aprimorar sua estratégia digital ou ingressar de vez. No gráfico do estudo apresentado pelo Ebit/Nielsen, o ticket médio e volume de pedidos já maior que anterior à crise:
Fonte: Ebit 27.05.2020
Atualização semanal – E-commerce_Impactos da COVID-19
Importante também, neste processo, é selecionar as formas de avaliar os seus fornecedores digitais. Não se desespere: não há mal nenhum em iniciar com poucas soluções integradas, mas recomendo uma boa seleção dos primeiros parceiros do seu negócio para que:
- Estejam alinhados ao propósito e orçamento da sua empresa;
- Tenham capacidade e escalabilidade de aplicação de cada ferramenta contratada;
- Priorizem o ‘encantamento do cliente’ durante a jornada de compra online e no fechamento do pedido.
Dica: para isso acontecer com sucesso, seu parceiro precisa apresentar:
- Solução simplificada: nada de longos formulários de dados para preencher;
- Mínima fricção possível: não abrir telas diferentes, cadastros externos, senhas adicionais;
- Segurança: não alterar ambiente da loja.
Um dos desafios mais significativos das vendas na internet é aceitar pagamentos com segurança e evitar transações fraudulentas. Ao vender digitalmente existe a exposição à fraude – onde o Brasil figura no topo dos rankings globais. Apesar das compras online acontecerem de forma instantânea, as transações financeiras exigem a combinação de múltiplas soluções para processar a transação. Por isso, para escolher a solução para o seu negócio, é necessário conhecer a indústria de pagamentos online e suas opções.
Importante saber:
Adquirentes – Empresas que fazem a comunicação entre os dados cadastrados pelo comprador, a bandeira do cartão e o banco. A missão é fazer as transações financeiras que envolvem cartão de crédito ou débito.
Subadquirentes: Soluções únicas reunindo tudo em um contrato só para quem quer vender online. Disponibilizam essa soluçãna plataforma de pagamentos, ou seja, a comunicação entre todas as partes envolvidas na transação é feita com o suporte de ferramentas que ajudam a garantir a segurança do dinheiro em todas as partes do processo.
Em resumo:
- Entenda o que é mais relevante em sua análise e combine com estratégias de precificação, liberdade para alteração de métodos e impacto de taxas em suas margens, tanto das adquirentes como subadquirentes.
- Verifique também se o meio de pagamento que você está considerando contempla soluções para vendas em canais diferentes e complementares, facilita ter um que possa atender todos os canais.
- Questione se você tem como usar a mesma plataforma em redes sociais, televendas e WhatsApp também.
Elenquei aqui itens importantes para sua análise que poderão ajudar as seguidoras do Blog Mulheres no E-commerce a decidir o parceiro estratégico de sua loja online, na primeira coluna, a solução que eu conheço com os seus diferenciais:
Funcionalidade | Mercado Pago | Meio de Pagamento 2 | Meio de Pagamento 3 |
Múltiplas bandeiras de cartão de crédito integradas (se sim, quais) | SIM Visa, Mastercard, Hipercard, American Express, Diners, Elo | ||
Boleto à vista já integrado | SIM | ||
Parcelamento em até 12x | SIM | ||
Parcelamento com juros ao comprador | SIM | ||
Recebimento antecipado no ato do pedido (D0) | SIM | ||
Opções para prazo de recebimento (D14, D30, no fluxo) | D0D14D30No fluxo | ||
Integração com as maiores plataformas de e-commerce do mercado | +100 plataformas integradas | ||
APIs abertas para integração com plataforma de desenvolvimento próprio | SIM | ||
Métodos complementares de pagamento (apresentar quais) | – carnê online– saldo em conta – Mercado Pago– Cartão Virtual da Caixa– PEC (pagamento em lotéricas) | ||
Carnê online | SIM | ||
Crédito facilitado ao lojista | SIM | ||
Antifraude integrado | SIM | ||
Antifraude próprio | SIM | ||
Análise de risco | SIM | ||
Análise manual própria | SIM | ||
Alta taxa de aprovação | Entre 75-89% |
Espero que você aprimore a parceria com seu meio de pagamento para continuar fortalecendo o seu negócio digital. E para quem está iniciando a trajetória digital, torço para que este conteúdo tenha servido de guia para sua análise e definição deste parceiro tão relevante para a saúde financeira em seus primeiros passos online.
Se você quiser saber mais sobre o Mercado Pago, acesse este LINK e insira o cupom BLOGMNE para que o time saiba que você leu aqui e precisa de nosso suporte.
Abraços e bons negócios!
Por Tati Souza
Instagram: @tatiecommerce
LinkedIn: in/tatianesilva/
Há mais de 15 anos no mercado de vendas de tecnologia para o varejo, com passagens por empresas nacionais e multinacionais de hardware, software como Boucinhas & Campos, Whirlpool e Rakuten, construiu um olhar amplo como lojista e provedora de soluções. Pós-Graduada em Marketing pelo INPG e MBA em Gestão Estratégica de Serviços pela FGV, atua hoje como Head de Parcerias na maior Fintech da América Latina, o Mercado Pago, promovendo a relação entre provedores da indústria do e-commerce junto à solução de pagamentos.
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