Mulheres no Ecommerce: Empoderamento, Sororidade, Networking e conhecimento técnico, promoveram minha 2a transição de carreira!

Sou a Joana D’arc Souza, carioca, casada, mãe de 4 crianças: 1 anjo no céu e 3 meninas comigo (8,5 e 2 anos de idade); Jornalista por formação por 10 anos trabalhei com a cultura do subúrbio carioca (região onde nasci e vivo) e a partir da perda do meu anjo e a gravidez da 2ª filha tomei a decisão de mudar de carreira.

Durante os últimos 6 anos atuei com a Organize-se para ajudar mulheres e mães a serem mais produtivas; Em 2020, comecei a colaborar no projeto de retomada da Avalon Livros, um sebo virtual hoje na Estante Virtual e em breve também em loja própria; 

Foi exatamente dentro desse contexto que conheci o Movimento Mulheres No Ecommerce (MNE), me tornei voluntária e vim aqui dividir com vocês como o MNE foi determinante para a minha 2ª transição de carreira: fechei a Organize-se e voltei para o Jornalismo, só que voltada para o Digital. Agora sou Analista de SEO Junior em uma agência de marketing digital e continuo com a Avalon Livros, hoje como empreendedora em parceria com meu esposo.

Março de 2020, retomava o ritmo normal de trabalho aos poucos, com o início recente da introdução alimentar da minha caçula, então com 6 meses; trabalhando normalmente como empreendedora na Organize-se; validava um novo formato de mentoria de produtividade para Mães & Mulheres empreendedoras; e em paralelo buscava me inteirar dos processos para inicialmente gerir as redes sociais e notificar as vendas da Avalon Livros feitas pela Estante Virtual.

Lockdown. Escola parou com um pouco mais de 1 mês do início das aulas! Pronto, estabeleceu-se a desordem… Com as 3 crianças em casa full time e nesse primeiro momento sem aulas remotas: a da maior iniciou apenas em junho/20, a do meio não teve; e dá-lhe pensar em atividades. Some-se a isso o Mestrado do meu esposo, eu gerindo 2 negócios mais as tarefas domésticas… Estávamos no início desta loucura, entendendo como dar conta de tudo isso (a casa inclusive),  até que tudo começou a mudar, quando ganhei um novo sentido para o trabalho: ajudar pessoas com uma ação coletiva.

 

Movimento Mulheres no Ecommerce: uma causa

Soube da existência de 9 grupos de Whatsapp de diferentes áreas de atuação para ajudar pessoas na pandemia. Entrei no grupo de Home Office,e a partir das orientações da Carolina Moreno (founder e CEO do MNE) tivemos diversas trocas por 2 meses, e elaboramos coletivamente o Guia de Boas Práticas para o Home Office. Lá  entendi a criação do Guia como uma pequena parte de um projeto maior o MNE, até dei uma live para o IG para ajudar as participantes a focar no positivo diante de todo o caos, já comecei a contribuir e isso foi incrível.

 

Clique aqui para baixar o Guia de Boas Práticas para o Home Office

 

Pensei comigo, “Puxa, bacana vou poder aprender sobre e commerce e fazer networking e vai me ajudar na Avalon”, afinal me considerava uma Mulher no E Commerce por causa dela, mas entendi através da comunidade que já era uma mulher digital, apenas não havia me apropriado disso; afinal 5 anos com gestão, marketing, comercial e atendimento do meu negócio com a Organize-se, ainda que pequeno, sozinha em home office pela internet me qualificaram e me faziam pertencer a esse grupo. Isso me fez sentir na pele o Empoderamento promovido pelo MNE.

Veio a divulgação do MNE ON: evento online promovido pelo MNE com apoio e patrocínio de diversos parceiros grandes no mercado de ecommerce. Foram 45 dias entre a ideia e a execução de um evento com duração de 8h em pleno sábado. “Ah!, não custa nada,” comecei a divulgar no meu IG; nem fazia ideia de quem eram os speakers, mas vamos que vamos. Pouco tempo depois me candidatei a ajudar como staff e foi incrível: aprendi muuuito, conheci mulheres incríveis e foi muito bacana, queria continuar ajudando abriu seleção de voluntárias, lá fui eu…

 

Aprendizados & voluntariado

Escrevi alguns textos para o blog e na sequência, me candidatei na seleção e entrei para essa caixa: fazia captação de autoras e contato com as indicações além de dar devolutiva sobre necessidades de ajustes quando a edição dava os feedbacks; depois de um tempo pedi para mudar e desde abril de 2021 estou como voluntária no engajamento dos grupos, como a Patricia Quadros sempre fala: os grupos são o coração da comunidade! E são mesmo! Eu sei que sou repetitiva com isso mas não me canso de dizer que nunca vi um grupo tão coeso e tão congruente/alinhado como o MNE desde o board até as integrantes da comunidade. É impressionante!

E nessa minha jornada quem mais ganhou fui eu, além de conhecer mulheres incríveis eu não tenho problema nenhum em dizer que o MNE é o responsável pelas 2 grandes conquistas que me aconteceram, que conto a seguir.

 

Montei o meu ecommerce do Zero com a ajuda da comunidade:

Quando fui aos poucos me inteirando dos processos da livraria, eu e meu antigo parceiro,  vimos a necessidade de ampliar canais de venda em outros marketplaces além da  Estante Virtual. Fui apresentada a um universo à parte, até então trabalhava com serviço, por isso não me sentia como uma mulher no  ecommerce;

Produto me era um negócio inédito, eu só consumia pela internet; não fazia ideia do que era ter uma loja em marketplace, precisei começar a lidar com termos que para mim eram “sopa de letrinhas”: ERP, API, NCM, SKU, EAN, etc eu ouvi sobre ERP porque uma participante da comunidade me ensinou, os demais termos fui “batendo cabeça” ia no grupo perguntar: meninas o que é um SKU? Pensava comigo, vão me achar ridícula, afinal elas são ”escoladas” e eu não! E elas tiveram toda paciência do mundo em me ajudar, explicar e a alegria em saber quem alguns livros tem ISBN = Código de barras? Olha aí: a Sororidade.

Ao longo de 2021, várias mudanças aconteceram, entre elas: o fechamento da Organize-se, a reestruturação da livraria que hoje está sob o comando meu e do meu esposo e agora está indo para loja própria, adivinha? A indicação da plataforma veio de lá.


Minha 2ª transição de carreira: responsabilidade do MNE

Eu já transicionei do Jornalismo para o Desenvolvimento Humano em 2013. Comecei me capacitando como Personal Organizer e ao longo do tempo fundei a Organize-se e me especializei em Produtividade Pessoal para mulheres e mães empreendedoras, inclusive criei o método Produtividade Pessoal Integral baseado na Tríade da Produtividade. 

Em março deste ano, precisei parar para me dedicar a outras demandas; costumo dizer que apesar de não ter sido como eu esperava, e doído bastante, hoje vejo que foi útil e necessário. Em agosto, decidi parar definitivamente com a Organize-se. A partir de março, então foquei na livraria full time e estava em busca de “um norte” para posicionamento, pois bem, foi aí que tudo mudou:

Tive a oportunidade de ter mentoria com o Bruno Berezaga – embaixador do movimento que, com perspicácia e objetividade, ouviu minha longa história e me deu o insight que eu precisava para mudar:” Você precisa redirecionar a sua carreira, por que não volta a escrever? É só você buscar novos conhecimentos, já tem base e experiência!”( Olha aí a importância do networking promovido pelo MNE!)

Fui buscar a experiência dele para posicionar a livraria saí da sessão com a vida reformulada; ele não só fez isso, como generosamente me apresentou para rede dele e me mostrou junto com eles, as possibilidades de mercado, entre os 2 encontros foi menos de 1 semana, o tempo que precisei para decidir e confirmar se estava no caminho certo foi aí que o Arthur Rufino também me deu vários insights com a sua sagacidade. Então resolvi, me jogar:

Atualizei o CV, em aproximadamente 1 mês depois da sessão com o Berezaga, e várias ações “suadas” depois eu, de fato, fiz a minha transição e agora estou como Analista de SEO Jr em uma agência: um dos maiores desafios da minha carreira. 

Agora, sigo com as minhas crias, a livraria na Estante Virtual e em loja própria e a nova fase da minha carreira na área de conteúdo, e tenho certeza de que ainda vou “perturbar” muito lá nos grupos com as minhas dúvidas, assim como ajudar outras mulheres no que puder, com o pouco que aprendi durante esse 1 ano e meio de MNE e essa é a melhor parte: nos ajudarmos mutuamente para crescermos e irmos mais longe juntas. 

Não sei o que me espera no MNE, cada dia é uma novidade, elas são incríveis! A certeza que tenho é que a minha jornada como voluntária no MNE ainda trará muitas conquistas e aprendizados, por ora o que tenho é gratidão e orgulho de fazer parte!

 

Sobre a autora

Joana D’arc Souza é Graduada em Jornalismo com Pós graduada em Gestão em Produção Cultural. Atualmente atua como analista de SEO Jr. na empresa Score Media, além de empreender na área de desenvolvimento pessoal e em sua livraria on-line Avalon Livros, responsável pelas as áreas comercial, operacional e geração de conteúdos autorais para redes sociais e cursos online.