Este ano tivemos o Vtex Day que aconteceu nos dias 12 e 13 de abril. Para quem não conhece, se  trata de um evento voltado à negócios digitais que envolve pessoas e empresas interessadas em tecnologia, negócios e empreendedorismo. É um espaço para fazer networking, aprender através das diversas palestras e painéis e conhecer novas soluções para seu e-Commerce. O evento contou com grandes nomes do mundo empreendedor e uma palestra motivadora do campeão de fórmula 1 Louis Hamilton.

Nós estivemos por lá com um stand para nos conectar à diversas empreendedoras, apresentar nosso projeto e divulgar nossa plataforma de educação continuada.

Também participamos de um dos painéis do Mercado Pago com a nossa fundadora Carol Moreno em conjunto com Cynthia Prado, Gerente Sênior de Marketing Digital em e-Commerce na Sanofi e Thabata Cesário Head e-Commerce e Transformação Digital.

Em um bate papo muito acolhedor, as executivas conversaram sobre o que é networking e quais os desafios que nós mulheres enfrentamos para fazer boas conexões.

De acordo com Carol, para se ter um networking de qualidade precisa ser uma troca justa, ou seja: não basta solicitar ajuda, mas se apresentar e mostrar como pode ser útil.

da esqueda para direita: Cynthia Prado, Carolina Moreno e Thabata Cesário

Da esqueda para direita: Cynthia Prado, Carolina Moreno e Thabata Cesário

Em seguida, debateu-se os problemas que mulheres enfrentam ao tentar criar conexões e relacionamentos no mercado de trabalho:

Disponibilidade: nem sempre mulheres podem ficar até mais tarde para participar de Happy Hour por conta da responsabilidade com os filhos, mesmo dividindo as tarefas com seus companheiros. Carol citou que, por exemplo, muitas mulheres não poderiam ficar até o show do final do evento porque teria que buscar suas crianças na escola. Neste momento, várias mulheres que estavam assistindo o painel balançaram a cabeça concordando com a afirmação. A situação fica ainda mais complicada quando se fala de mães solo, que não possuem rede de apoio para ajudá-las a cuidar de seus filhos.

Assédio: foi debatido algumas situações que mulheres tentam fazer conexões, mas essas conexões são confundidas por outros interesses. Situações em que mulheres pedem para entrar em contato com homens, e eles acreditam que por isso podem ultrapassar a barreira de cordialidade e ir para um lado mais sexual.

Conhecimento: mulheres sempre precisam se provar mais na primeira conexão, para mostrar que sabem mesmo do assunto.

E para resolver estes problemas é importante que a mulher se imponha com seus gestos, atitudes e não se deixe abater. Cynthia comentou: “eu vi uma entrevista de uma cantora norte-americana que diz que os adjetivos são diferentes para homens e para as mulheres. E isso é verdade! Se um homem é confiante, ele é confiante, se uma mulher é confiante ela é arrogante, se um homem é político, ele é político, se uma mulher é política, ela é fácil… então deixa falar e faz seu trabalho bem-feito, que seu trabalho vai falar mais que você”.

Por fim, concluímos que nosso papel como mulher é dar opção à outras mulheres. Sempre que puder falar bem de outras mulheres, ajudar outras mulheres que não tem muitas oportunidades e assim ir criando uma rede de apoio para que as próximas gerações não precisem passar por situações constrangedoras e o respeito impere, independente do gênero.

Além deste bate papo incrível, apresentamos também em nosso stand a nova área de educação dentro do site do MNE, o MNE Digital Commerce, uma plataforma de educação continuada. Por lá você tem acesso a um curso de e-Commerce que te ensina de ponta a ponta como abrir um negócio digital, desde a parte burocrática, de como regularizar sua empresa ou seu negócio como autônomo, até explicações de logística e vendas. Um curso completo que vai te ajudar a chegar em eventos como o Vtex Day com muito mais embasamento para conseguir aprender mais e fechar negócios incríveis. Saiba mais dessa nossa iniciativa clicando aqui.

O Vtex Day foi o primeiro de muitos eventos ligados ao e-Commerce do ano e esperamos estar sempre juntas para os próximos que virão.

 

Por: Juliana Trinci
Revisão: Carolina Cruz