Falar da Cultura da ClearSale está intimamente ligado ao modo como eu me desenvolvi nos últimos anos. E posso dizer com propriedade que me desenvolvi muito, não apenas como profissional, mas também como pessoa. Aprendi a ter mais empatia e ver o mundo por várias perspectivas, tudo isso porque tive contato a conteúdos e pessoas que mudaram a minha forma de pensar. No fundo, acho que compreendi que está tudo bem mudar! A empresa cresceu muito nos últimos anos e em uma velocidade surpreendente e, diante de tantas transformações, aprendemos que mudar faz parte e adaptar-se é importante para trilharmos um caminho feliz.

Sempre acreditei que seria feliz em uma empresa que os seus valores fossem verdadeiros. Mas não aqueles famosos valores dos quadrinhos da parede, e sim, os reais, vividos no dia a dia. Em 2012, entrei na ClearSale e de cara me identifiquei com o seu negócio: combate à fraude. “É isso! Tem tudo a ver comigo.”, pensei. Isso porque sempre prezei muito pela justiça, por fazer o que é correto e seguir pelo caminho certo, então houve essa identificação rapidamente.

Logo que entrei, pude sentir na prática tudo o que era dito como cultura da empresa. Para mim, um dos valores mais significativos na ClearSale é: “O profissional é uma pessoa”. Aqui aprendi que eu posso ser eu mesma, do meu jeito, com todas as minhas fortalezas e fraquezas, e ainda assim entregar excelentes resultados. Soube, também, que “o profissional é uma pessoa e parte importante da pessoa é o profissional”.  Enfim, penso que é uma utopia acreditarmos que conseguimos separar o profissional e o pessoal o tempo todo. Então, como podemos ter o melhor das pessoas respeitando a sua integralidade?

Na minha opinião, a resposta está nos outros valores da empresa: liberdade com responsabilidade, ownership, inovação e confiança.

Liberdade com Responsabilidade significa dar autonomia para que as pessoas façam suas entregas com comprometimento e excelência, com mais direcionamento ao resultado e menos gerenciamento de tarefas. E, mais uma vez, dar a liberdade para serem autênticas.

A partir do momento em que eu me sinto respeitada enquanto pessoa e não somente como profissional, me sinto valorizada de maneira integral, os laços de confiança se formam. Vejo que vivemos em um ambiente muito transparente, onde as pessoas podem falar o que pensam e o que sentem. Isso possibilita que a empresa nos comunique sobre tudo que está acontecendo, para onde ela está caminhando e qual a sua estratégia para chegar lá. Tudo isso junto, gera uma atmosfera de ownership muito forte, pois eu quero fazer mais e trazer melhores resultados para mim, para a minha equipe, líder e para a empresa. Além disso, quero também fazer diferente, estar próxima do cliente, ser curiosa para entender a sua necessidade, aceitar novos desafios e consequentemente gerar inovação.

Por fim, quando os valores da empresa fazem sentido para você como pessoa, deixa-se de ser apenas parte de uma equipe e de uma empresa e se torna uma fração de algo muito maior, voltado à propósitos. Em outras palavras, é assim que eu me sinto na ClearSale, fazendo parte de um propósito!

 

Por Flávia Lopes – Business Partner RH na Clear Sale