Depois de mais de 1 ano de operação do Pix, você já deve ter ouvido falar pontos positivos e até alguns negativos sobre o novo meio de pagamento eletrônico instantâneo do Banco Central, que vem se consolidando e trazendo novas modalidades para facilitar a vida do consumidor. Graças à sua praticidade, ele se popularizou rapidamente, tanto para transferências entre pessoas, quanto como mais uma alternativa de pagamento no ecommerce e no varejo brasileiro. 

É importante lembrar que o primeiro nicho que o Pix naturalmente ataca é o da transação bancária. Ele é uma solução muito mais rápida para um trabalho que antes era feito por meio de TEDs e DOCs. O ganho aqui é claro: em vez de pagar taxas para fazer transações que tinham horário restrito, à pessoa física passou a ter uma opção de graça, funcionando 24 horas por dia, inclusive finais de semanas e feriados, e com compensação em segundos. Mas esse, é claro, não é o único uso para o Pix. Ele pode ser usado para transferências ou pagamentos entre ou para pessoa física, pessoa jurídica e até entes governamentais. 

Com essa grande popularização, o Pix tem entrado no dia a dia dos consumidores e também tem se tornado uma escolha para realizar pagamentos de uma compra. Para termos uma ideia da penetração do Pix, em Maio deste ano, já existem 119,4 milhões de pessoas físicas cadastradas no Pix, ou seja, que registraram pelo menos uma chave Pix, e dessas 81% já realizaram pelo menos uma transação no sistema. Em volume financeiro, o meio de pagamento, também vem crescendo muito, batendo sucessivos recordes em volume transacionado. Quando olhamos para o uso em pagamentos, 18% das transações realizadas foram transações de pagamento (P2B). 

Dado esse cenário, é super importante que os ecommerces e varejos incluam o pix como mais uma alternativa de método de pagamento. Mas então, como o Pix funciona no Ecommerce? 

Podemos separar a experiência de pagamentos do Pix em dois diferentes modelos, o primeiro quando ele ocorre em um computador e o segundo quando ele ocorre em um celular. No primeiro cenário, o pagamento é feito por meio da leitura do QR Code, já no segundo, onde o pagador não tem a possibilidade de ler o QR Code, a experiência é chamada de ‘’Pix copia e cola’’. É exibido um código para o pagador e ele copia e cola esse código no seu aplicativo bancário. No fim, os dois pagamentos são um Pix e acontecem em segundos. Como o pagador pode estar em diferentes canais, é importante que o ecommerce suporte os dois tipos de experiência. 

Com isso, além de trazer mais uma alternativa como método de pagamento, ainda oferece um pagamento com QR Code direto no celular, trazendo uma experiência ainda mais digital para o cliente. Mas, os benefícios do Pix são inúmeros, abaixo alguns que podemos elencar. 

 

Confirmação de pagamento instantânea.

 

Antes do Pix, uma das alternativas para um pagamento que não dependesse de um cartão, era o Boleto Bancário. Nesse método de pagamento, a confirmação do pagamento pode demorar de 2 a 3 dias para o lojista, com isso, é necessário que o produto fique separado para um comprador, que pode acabar não efetuando o pagamento. A confirmação instantânea pode ajudar também no envio mais rápido do produto, hoje um dos maiores diferenciais de um ecommerce é a sua capacidade de entrega rápida. Então, quanto mais rápido o pedido estiver confirmado, mais cedo o consumidor irá receber o produto em casa. 

 

Reembolsos totais e parciais. 

 

O pix disponibiliza reembolsos totais e parciais das transações realizadas de forma bem simplificada. Quando o pedido é cancelado ou por alguma razão, é necessário a devolução do dinheiro para o cliente, o lojista faz o reembolso e o cliente recebe o dinheiro de volta na sua conta também instantaneamente. E isso é um diferencial, porque quando comparamos com os reembolsos de cartões, ele é muito mais simplificado e o cliente recebe o dinheiro de volta no mesmo instante. 

 

Método de pagamento de fácil acesso.

 

Para que o pagador consiga fazer um pix, ele pode usar sua conta em bancos digitais, conta corrente em bancos tradicionais ou carteiras digitais. É de fácil acesso e possui toda uma jornada do cliente padronizada pelo Banco Central, com o objetivo de tornar ainda mais claro para o cliente o uso. 

 

Método de pagamento seguro

Quando pensamos em transações no e-commerce, logo vem na nossa mente os altos índices de fraude que existem nesse tipo de transação. O pix é um método de pagamento seguro para o lojista, porque para que o cliente realize o pagamento, ele necessariamente precisa se autenticar no seu aplicativo bancário ou wallet. Dessa forma, é possível ter uma segurança maior de que quem está fazendo a compra é realmente o dono daquele dinheiro. 

 

O Pix tem muitas funcionalidades e tem trazido muita inovação para o mercado de pagamentos e financeiro no Brasil, e o Banco Central tem uma agenda cheia de novas experiências e novidades para o Pix, como o Pix recorrente, o iniciador de pagamentos e o Pix parcelado. Por isso, é super importante estar sempre acompanhando as evoluções no mercado para que o seu ecommerce seja cada vez mais inclusivo e ofereça jornadas de pagamento ainda mais simples para o seus clientes. 

 

Artigo escrito por:

 

Luiza Garcia 

Product Manager na Adyen