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Para acompanhar o crescimento do seu negócio, é necessário ter os dados de desempenho em mãos para comparar e visualizar de perto. Esses dados mostram a conversão e alcance do seu site, serviços, postagens e conteúdo. Sem eles, você dificilmente saberá se está indo no caminho certo. Será que você tem em mãos todas essas informações tão importantes para mapear o crescimento da sua empresa?
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que permite que pessoas e equipes monitorem o tráfego de seus sites e analisem como os usuários interagem com o conteúdo. Ela possibilita ver quantas pessoas visitaram uma página, quanto tempo passam nela e de onde vem esse público. O Google Analytics é muito mais do que um software de análise de tráfego – ele pode efetivamente ajudar as empresas a controlar informações importantes e tomar decisões estratégicas com base nos dados.
Os benefícios e recursos do Google Analytics
Um dos principais benefícios do Google Analytics é a capacidade de monitorar as métricas de tráfego em tempo real. Isso significa que o proprietário do site pode saber quantas pessoas estão navegando no site no passado e no presente, onde estão localizadas, qual é o dispositivo que estão usando e quais páginas visitou.
Esses dados podem ser usados para ajustar a estratégia de marketing e melhorar a experiência do usuário.
Outro recurso importante do Google Analytics é a capacidade de rastrear as conversões. Se um site quer que os visitantes realizem uma ação específica, como fazer uma compra ou preencher um formulário, o Google Analytics pode rastrear quantas pessoas realizaram essa ação. Com esses dados, o proprietário do site pode otimizar as taxas de conversão, aprimorando o design do site e criando conteúdo mais relevante.
Essa ferramenta também pode ajudar a identificar as páginas do site que estão gerando a maioria do tráfego e as que não estão. Com isso, o proprietário pode identificar falhas de conteúdo e melhorar a experiência do cliente, produzindo um conteúdo mais valioso e que atenda às necessidades do público. Se determinado conteúdo gera mais conversão e tráfego, por que não criar mais como ele? Afinal, é isso que o público quer.
Outra maneira pela qual o Google Analytics é tão útil é a capacidade de comparar o desempenho do site ao longo do tempo. Com os dados históricos, o proprietário da empresa pode identificar tendências de desempenho, ver quais campanhas foram bem-sucedidas e quais fracassaram, e tomar medidas corretivas. Isso é válido para ações temporárias e sazonais ou campanhas de always on. Você tem acesso aos dados e informações de um dia, de uma semana ou de todo o período desde que sua empresa nasceu.
O Google Analytics também pode ajudar a melhorar o desempenho do site ao encontrar lacunas e erros em sua plataforma. O proprietário do site pode descobrir onde os usuários estão deixando a página e, em seguida, tomar medidas para corrigir esse problema. Se aquele determinado ponto do site ou do conteúdo causa desinteresse e desconforto ao usuário, o ideal é corrigir. Isso pode envolver a simplificação do processo de checkout, a remoção de partes do site que não são mais relevantes e a adição de elementos que incentivam os usuários a permanecerem no site por mais tempo. Tudo gira em torno de ter as informações necessárias e aplicar boas estratégias, até nisso essa ferramenta poderosa da Google pode ajudar.
Esses dados mostram o caminho aos tomadores de decisão, que identificam as oportunidades de crescimento, aumento de eficiência do marketing e melhoria da relação com o público.
Além disso, o Google Analytics te ajuda a economizar. Ninguém quer perder dinheiro e você pode utilizar a ferramenta para descobrir com exatidão onde deve investir mais e onde deve investir menos. Assim, terá maior alcance nas campanhas ideais e não jogará dinheiro fora. Ajuste o seu budget para ter bons resultados.
Depois de tudo isso, por que não contar com o eficaz auxílio do Google Analytics? Talvez você ache que, com todos esses recursos que a ferramenta oferece, seja muito difícil dominar todas as funções e fazer um bom trabalho com exatidão. Nesse caso, será necessário contar com a ajuda de uma equipe de profissionais de marketing para te auxiliar e controlar essas informações importantes. O caminho não é desistir dessa ferramenta, mas investir em pessoas que te ajudem a manejá-la.
É importante ressaltar que em julho de 2023, todas as propriedades padrão do Universal Analytics param de processar dados e, então, em julho de 2024, as propriedades deixam de processar dados.
A migração do Universal Analytics para o GA4 é um processo importante para os proprietários de sites e aplicativos que desejam manter as suas informações de análise atualizadas e relevantes. O GA4 é a mais nova versão do Google Analytics e oferece recursos e funcionalidades mais avançados para a análise de dados.
Com essa atual migração do Universal Analytics para o GA4, é importante se apressar para não perder todas as informações importantes do seu site e dados de desempenho. Quanto antes você migrar seus dados para o GA4, mais seguro você estará para utilizar os dados de hoje e fazer a comparação no próximo ano com as métricas de YoY. Não vai querer perder nenhuma informação útil de desempenho, vai?
Uma vez que migrado, lembre-se de testar todas as configurações para garantir que o processo foi concluído com sucesso e que todas as informações relevantes estão sendo coletadas e monitoradas. É importante também planejar o processo com antecedência e manter uma comunicação clara com a sua equipe de análise de dados durante todo o processo.
A BRUTA é uma empresa de marketing especializada em crescimento de escala. Trabalhamos juntos para o crescimento do seu negócio e ajudamos a ficar de olho nessas informações importantes da sua empresa. Com o domínio do Google Analytics, ajudamos os proprietários de empresas a tomar medidas corretivas, melhorar a eficiência do marketing e, em última análise, aumentar o sucesso da sua empresa. Te ajudamos também a entender a mudança para o GA4 e dominar a ferramenta atualizada. Preparamos as melhores estratégias para alavancar o seu negócio de forma personalizada.
Entre em contato com a Bruta e não perca nenhuma dessas informações importantes da sua empresa.
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