Existem vários pontos importantes para que uma loja virtual tenha sucesso no mercado. Entre tantos outros, pontos como layout bem construído pensando na usabilidade do site, um mix de produtos que faça sentido para o público alvo da loja, ofertas, segurança da informação, um bom atendimento e entrega rápida – e se possível frete grátis para garantir a conversão de vendas.

A lógica do mercado digital segue a lógica de uma compra em um shopping ou uma loja física comum, onde o cliente entra na loja, escolhe o produto, paga e leva esse produto na hora…e talvez pague um estacionamento por conveniência. Esta lógica de compra e entrega na hora – ou com poucas horas ou dias de espera – é um diferencial em lojas virtuais e é um objetivo constante para a maioria dos empreendedores: entrega rápida e eficiente.

Entre tendências e inovações que estão aparecendo no mercado, a tendência “Alfaiate Digital” caminha na contramão da rapidez, mas segue eficiente. Uma das apostas para uma nova forma de consumo de moda online em todo o mundo prioriza a qualidade e valoriza o tempo de produção do produto. Exemplo no exterior, a americana “Proper Cloth” (https://propercloth.com/) oferece o serviço de confecção de roupas masculinas sob medida, através de encomendas online. No site o cliente indica suas medidas e dá detalhes sobre seu corpo e suas preferências de estilo, para, assim, finalizar sua compra/encomenda. A também americana “Pick a Shirt” (https://www.pickashirt.com/) acompanha esta tendência e é especialista em camisas masculinas. No site é possível escolher o estilo de corte da camisa, o tecido, estilo de gola, de punho e acabamentos para finalizar seu pedido, que será produzido especialmente para o cliente – e isso leva tempo.

No Brasil, o publicitário e consultor em inovação de empresas de moda, Cairê Moreira, da start-up Genys (https://genyz.com.br/) criou um scanner corporal para que a partir das medidas escaneadas pelo sistema seja criado um molde especial para a produção de peças de roupa seguindo exatamente as medidas e proporções de cada cliente. Dentro da diversidade de corpos brasileiros os tamanhos P, M, G não fazem mais tanto sentido no mercado, e essa é uma das soluções para um consumo digital personalizado, atendendo às necessidades de cada corpo.

Seguindo este pensamento, a estilista capixaba Julia Pak lançou recentemente a “Mel by Julia Pak”, (www.melbyjuliapak.com), o primeiro e-commerce de moda feminina sob medida do Brasil. A marca convida as mulheres a olharem para si mesmas, a se reconectar com seus corpos, tirar suas medidas e encomendar peças feitas exclusivamente para elas. A loja oferece a experiência totalmente sob medida, com croquis de cada peça e vídeos didáticos sobre como tirar suas próprias medidas. A marca também trabalha com a opção de compra por grade, uma extensa gama de tamanhos, de 34 à 60, e todas as peças são confeccionadas no velho estilo “corte e costura” de antigamente. A marca pede 15 dias para a criação e envio da peça/compra, ou seja, depois de duas semanas de confecção a peça será despachada, e só neste momento será contabilizado o tempo de entrega na residência da cliente.

Valorizar e resignificar o tempo das coisas é uma tendência que já estava em vista. Com tudo o que estamos passando com a pandemia, já estamos vivendo essa tendência. Acredito que o mundo digital traz oportunidades imensas de inovação nesse sentido, a rapidez do online versus o tempo físico das coisas abre portas para novos pensamentos, novas ideias e novas realidades. No mercado de moda esta tendência tem um nome, “slow fashion”, exatamente o oposto do famoso “fast fashion” que está em voga há tantos anos. Hoje, a rapidez e curto prazo são muito valorizados e têm o seu lugar, mas é hora de abrirmos espaço para novos formatos e experiências digitais cada vez mais humanas…sinal dos novos tempos?

Fernanda Weber
Especialista em Negócios da Moda, com formação em Design. Trabalhou como estilista e vivencia o varejo de moda do desenvolvimento de produto ao pós-venda. Entrou para o mundo digital como empreendedora e hoje gerencia e participa de projetos de E Commerces de Moda.
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