O movimento das marcas buscarem cada vez mais se comunicar de forma diferenciada e direcionada com pequenas e médias empresas é crescente.

Mas será que essa comunicação tem sido efetiva? Como criar uma narrativa que atenda as necessidades e seja relevante de maneira igual para uma audiência tão ampla, com tantas camadas e níveis de dificuldades diferentes, sejam elas relacionadas às finanças, mão de obra qualificada, cadeia de produção ou canal de venda?

É preciso entender a essência dessa comunidade tão plural e, também, unida pela escassez e limitações de recursos para de fato abrir caminhos relevantes para o segmento.

Aqui no TikTok, buscamos criar identificação pela relevância da nossa plataforma para PMEs e aprendemos diariamente com a nossa comunidade, que explora as diversas formas de apresentar seus produtos e serviços com criatividade, autenticidade e bom humor.

E para que nossa comunicação com esse público seja efetiva, buscamos trabalhar com os mesmos elementos, sempre simplificando a linguagem, e claro, mostrando como o TikTok pode ser uma poderosa ferramenta de vendas para quem não tem tempo e nem dinheiro a perder.

Como parte deste trabalho, nos últimos meses trabalhamos em uma campanha global que nasceu da necessidade de criar uma abordagem direcionada ao que realmente importa para os pequenos e médios empreendimentos.

Nos empenhamos em encontrar as faces para representar a brasilidade, o corre e a inovação que a gente tanto queria transmitir.

O Nosso foco foi buscar representantes da nossa comunidade de empresas que usam o TikTok para crescer seus negócios e alcançaram êxito, porque de fato representam a essência da plataforma: pessoas reais, sem pretensão de influenciar, mas sim criadores dos seus próprios negócios, que falam com propriedade dos temas que abordam. Autênticas. Nada de produções mirabolantes e sim vida real.

Assim encontramos no Tiago Rocha e na Aline Djanikian os embaixadores perfeitos da nossa campanha, por representarem a essência do TikTok.

Ouvir sobre como os dois, com perfis tão diferentes, mas com o sucesso em comum, usam de maneira inteligente o poder do TikTok para encontrar sua comunidade e, até mesmo descobrir novas audiências, é enriquecedor. Além disso, trazem uma mudança de perspectiva que pode ser avassaladora até mesmo para quem já está imerso no universo digital.

Se antes inovar e ser criativo na publicidade era algo exclusivo para grandes marcas em gigantes canais de mídia, ver pequenos empreendedores lançando tendências e alcançando audiências massivas com apenas um celular em mãos é disruptivo por si só.

É importante ressaltar que o trabalho destas empresas passa longe de ser um êxito aleatório. Eles entendem o TikTok e usam os números que a plataforma disponibiliza para saber com quem e que momento falar. Desvendar o que funciona para cada nicho é essencial. Nada que algum tempo interagindo no aplicativo não ajude: basta buscar os vídeos que conversam com negócio, explorar as principais hashtags e a deixar o algoritmo trabalhar por você. Ou seja, não adianta querer pegar carona em uma tendência se ela não fala com seu público ou produto.

E é sempre bom lembrar que TikTok não é uma rede social, então as empresas não precisam desenhar estratégias mirabolantes para ganhar seguidores porque não é isso que determina a entrega do conteúdo. Isto é, dá para entrar no TikTok sem produções, criando vídeos relevantes para sua comunidade e mesmo sem nenhum seguidor ver seu conteúdo ser entregue.  Essa é a história que buscamos contar para as empresas que querem fazer mais com menos.

Assim, lançamos hoje o Vem Comigo um programa com objetivo de ajudar as empresas gratuitamente com esse passo a passo durante 6 semanas a construir uma estratégia vencedora no TikTok.

Silvia Belluzzo, atualmente Head de Marketing para PMEs no TikTok, com quase 20 anos de experiência em Marketing e E-commerce nos segmentos de Travel, Tech, Retail e Telecom.