Em tempos de tanta concorrência, menos espaço e onde não adianta mais fazer o dobro e sim fazer o triplo e até o quádruplo, entender que vender e vender corretamente desde o início de um negócio ou de um novo trabalho é fundamental. 

Se você está no início de um negócio, seja próprio ou de terceiros, ou até mesmo se você está no início de uma nova jornada profissional, esse artigo é, especialmente, escrito para você.

Certamente, você já ouviu falar que o Brasil está em crise, que a economia está parada e que estamos vivendo tempos de recessão. Diga-se de passagem, a crise vem desde 2008 e nessa “economia parada”, a Uber dominou o mercado, o Grupo Natura comprou a AVON e cerca de 2 milhões de novas empresas foram formalizadas e instituídas entre 2018 e 2019, conforme dados da Serasa Experian

Nesse cenário, pode-se perceber que o profissional que entende do domínio da venda inicial é aquele que sai na frente de toda a crise que possa, eventualmente, existir.

Vamos então para o 1o ponto chave para vender mais no início de um negócio ou de um novo desafio profissional:

1) Conhecimento Público

O novo negócio chegou no mercado ou você é novo nessa empresa e para isso, o mercado precisa saber. De forma mais clara, as pessoas que operam esse mercado precisam ter conhecimento que você existe e que hoje você é mais uma peça para a engrenagem girar. 

Timidez e passividade não combinam com esse novo desafio. Portanto, é necessário que você ou a empresa proclamem, de forma audaciosa, que chegaram e o mercado deve se levantar e olhar a sua chegada. 

É necessário que você ou sua empresa se entreguem ao mercado e então vão perceber que as conquistas e vitórias começarão a surgir, por isso, esteja preparado para críticas e reclamações. 

É impossível liderar seus resultados sem causar fogo das pessoas que não compreendem, esteja preparado! Você não pode deixar esse ponto chave passar se você quer começar vendendo bem desde o início.

2) Auto posicionamento 

Infelizmente, notamos muitas empresas e profissionais que querem ser referência em seu setor mas não fazem o básico para se posicionarem como verdadeiros experts. E com isso, apenas sobrevoam a lavoura ao invés de descer e compreender o mecanismo de cada raiz, planta e invasores indesejados.

Agora que mencionei o conhecimento público como 1o ponto chave, antes do auto posicionamento e o fiz propositalmente, questiono: você ou sua empresa, realmente, querem parar de sobrevoar superficialmente a lavoura e descer até a raiz do posicionamento?

Para ficar mais claro esse item, vou dar alguns exemplos para encorajá-la a pensar sobre o auto posicionamento.

Exemplo 1: Empresas que estão no início quererem se posicionar em todas vendendo tudo e até produtos ou serviços que não são do seu nicho. 

Exemplo 2: Profissionais que estão em um novo desafio mas se identificam como atuantes de diversos setores, e surfa na onda da oportunidade, ao invés de se posicionar naquela. 

3) Nasce a sua estrela… ou quase

Houve, portanto, algo muito bom durante o processo dos itens 1 e 2. Os primeiros pontos chave que mencionei fizeram, automaticamente, que seu impulso fosse adquirido e sua autoridade para as principais vendas no começo fossem concluídas. 

Quando existe impulso em qualquer área da vida, você parece estar melhor do que realmente é. Consequentemente, quando sua estrela ou de sua empresa estão brilhando, todos pensam que vocês são melhores, mais atraentes, uma verdadeira autoridade. 

Suas estrelas estão brilhando. Tudo que é tocado vira ouro e suas ideias e ações são sempre as melhores e audaciosas. 

Por outro lado, quando não se tem impulso, tudo que era ouro vira lixo, consumidores reclamando da empresa, você, como colaborador, chega atrasado e tudo flui de forma truncada. 

Entretanto, a boa notícia é que o impulso pode ser criado, se você não o adquiriu durante o processo do passo 1 e 2 mencionado acima, o impulso deve ser criado com a simples fórmula de impulso + foco + tempo. 

Para isso acontecer é necessário você tomar uma dose desses 3 pontos chaves todos os dias desde o início e consequentemente, seus resultados em vendas serão maiores e, efetivos e qualificados. 

Se esse artigo fez diferença na sua vida profissional e já fez você pensar sobre seu posicionamento no mercado, não deixe de compartilhar com seus contatos pois eles, certamente, precisam dessa ajuda. 

Por Gloria Roberta Caixeta

Diretora no Estúdio da Maquiagem, advogada no setor de franquias e demandas internacionais, palestrante nos setores de vendas, varejo, franquias e marketing jurídico, já atuou com marketing na multinacional The Body Shop, bem como em setor comercial de grandes bancas da advocacia, durante anos trabalhou como facilitadora comercial de importação entre Brasil, China e Japão no setor da beleza. 

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