O Dia das Mães é considerado para o varejo como um todo (físico/digital) a segunda data com o número mais expressivo de vendas, perdendo apenas para o Natal.

Independente do seguimento que você empreende, é necessário se preparar para a data, com bons produtos, preços e estoque.

No início da pandemia, o modelo digital cresceu mais rápido do que esperado. Em 2021 as vendas on-line tiveram um aumento 14% á mais que o mesmo período no ano anterior, e a tendência é que continue assim.

Números sobre intenção de compras para o Dia das Mães em 2022*

  • 76% das pessoas pretendiam comprar presentes para as mães;
  • 11 % estavam decididos a não comprar. Desses consumidores, o motivo foi não ter com quem comemorar e por isso não vão comprar;
  • Dos consumidores que pretendiam comprar para o Dia das Mães, 49% não estavam preocupados em qual modalidade iriam adquirir seus produtos (online, ou lojas presenciais);
  • Os seguimentos mais procurados foram moda, beleza e cosméticos, e os consumidores pretendiam gastar até 100 reais nos presentes;
  • 67% dos consumidores procuram bons preços e promoções.

(fonte: Pesquisa da All iN Social Miner e Opinion Box, que ouviu 1335 brasileiros entre os dias 06 e 08 de abril de 2022 com margem de erro de 2.7 pp)

O que podemos entender com esses números?

  1. Depois do boom das vendas on-line na pandemia, hoje o consumidor não está tão preocupado com a modalidade de compra. Se antes era necessário se preparar para adquirir o presente com antecedência, com as iniciativas ominichanel (multicanalidade) que foram implementadas durante o início da pandemia, o cliente conta com a praticidade de comprar on-line e retirar ou mesmo receber o presente de Dia das mães de forma rápida na sua residência.
  1. Independentemente do tamanho do seu negócio, muitas plataformas de marketplace disponibilizam estas facilidades: sua loja pode ser um ponto de retirada de mercadorias, ou, o presente do Dia das Mães pode ser entregue em até um dia, dependendo do lugar que você está despachando sua mercadoria.
  1. Tem espaço para todo mundo. Apesar do seguimento que mais vender ser moda e perfumaria, os consumidores estão dispostos a sair de casa ou pesquisar na internet e gastar. É um bom momento para criar promoções dos seus itens que mais vendem, criar kits e outras ações que podem remeter a data do Dia das mães.

 

Ficou inspirado a vender mais no Dia das mães? Continue seguindo nosso blog, sempre teremos artigos para te ajudar a deslanchar seu e-commerce.

 

Por: Juliana Trinci
Revisão: Carolina Cruz