O Dia das Mães é considerado para o varejo como um todo (físico/digital) a segunda data com o número mais expressivo de vendas, perdendo apenas para o Natal.
Independente do seguimento que você empreende, é necessário se preparar para a data, com bons produtos, preços e estoque.
No início da pandemia, o modelo digital cresceu mais rápido do que esperado. Em 2021 as vendas on-line tiveram um aumento 14% á mais que o mesmo período no ano anterior, e a tendência é que continue assim.
Números sobre intenção de compras para o Dia das Mães em 2022*
- 76% das pessoas pretendiam comprar presentes para as mães;
- 11 % estavam decididos a não comprar. Desses consumidores, o motivo foi não ter com quem comemorar e por isso não vão comprar;
- Dos consumidores que pretendiam comprar para o Dia das Mães, 49% não estavam preocupados em qual modalidade iriam adquirir seus produtos (online, ou lojas presenciais);
- Os seguimentos mais procurados foram moda, beleza e cosméticos, e os consumidores pretendiam gastar até 100 reais nos presentes;
- 67% dos consumidores procuram bons preços e promoções.
(fonte: Pesquisa da All iN Social Miner e Opinion Box, que ouviu 1335 brasileiros entre os dias 06 e 08 de abril de 2022 com margem de erro de 2.7 pp)
O que podemos entender com esses números?
- Depois do boom das vendas on-line na pandemia, hoje o consumidor não está tão preocupado com a modalidade de compra. Se antes era necessário se preparar para adquirir o presente com antecedência, com as iniciativas ominichanel (multicanalidade) que foram implementadas durante o início da pandemia, o cliente conta com a praticidade de comprar on-line e retirar ou mesmo receber o presente de Dia das mães de forma rápida na sua residência.
- Independentemente do tamanho do seu negócio, muitas plataformas de marketplace disponibilizam estas facilidades: sua loja pode ser um ponto de retirada de mercadorias, ou, o presente do Dia das Mães pode ser entregue em até um dia, dependendo do lugar que você está despachando sua mercadoria.
- Tem espaço para todo mundo. Apesar do seguimento que mais vender ser moda e perfumaria, os consumidores estão dispostos a sair de casa ou pesquisar na internet e gastar. É um bom momento para criar promoções dos seus itens que mais vendem, criar kits e outras ações que podem remeter a data do Dia das mães.
Ficou inspirado a vender mais no Dia das mães? Continue seguindo nosso blog, sempre teremos artigos para te ajudar a deslanchar seu e-commerce.
Por: Juliana Trinci
Revisão: Carolina Cruz
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