É importante termos como princípio o cuidado em não atravancar nossos clientes. Sabemos que muitas vezes é complicado dissociar o que é propaganda do que é produção de conteúdo de marca, mas precisamos ter a expertise em saber deslumbrá-los com conteúdos relevantes e ofertas de valor. Geralmente, essa estratégia se contempla dentro do mercado digital, em três grandes estacas: Content Marketing, SEO e Mídias Sociais (Instagram, Facebook, Twitter etc).

O Content Marketing veio para substituir o marketing tradicional, e significa Marketing de Conteúdo. A ideia surgiu com a necessidade e visão de trazer muita otimização, experiência e resultados, tanto para as empresas, quanto para seus clientes. Na prática, condiz com a criação de conteúdos relevantes e otimizados para os motores de busca e visitas, sobre a própria marca e sobre a sua área de diligência, englobando desde materiais mais abrangentes, à conteúdos específicos e dedicados do seu negócio, de forma com que eles sejam um incentivo para o seu público-alvo e agreguem algo grandioso a ele. Qual é o seu tema e a sua palavra-chave?

Através das plataformas digitais, pontualmente pelas redes sociais, a comunicação entre cliente e empresa deixou de ser uma via de mão única, para ser uma completa comutação. O usuário agora é o personagem principal dessa história, tendo voz ativa (através desses meios) para expor suas expectativas e apostas, traumas e necessidades. Esse contato com o usuário, na interação nas redes sociais, deve ser usado pela empresa para melhorar pontos criticados e garantir todos os pontos positivos de sua atividade.

De forma geral, as empresas costumam produzir muitos conteúdos para seus consumidores, mas precisam entender que é preciso agregar valor. Você sabe o que fazer para que seu e-commerce seja visto como uma referência? Na hora de formatar sua estratégia de content marketing, lembre-se que ela não deve ter um tom muito comercial, mas sim informacional, para que seu alvo leia e encontre uma necessidade e uma solução no que está sendo abordado naquela publicação. Ao conceder um conteúdo de valor para o seu cliente, você está evidenciando na prática o intuito pelos quais ele deve comprar os seus produtos, uma vez que você não está preocupado em apenas vender, mas também em trazer informações realmente úteis para as pessoas que você atinge ou quer atingir.

É dessa forma que sua marca passa a ter credibilidade e a ser capaz de convencer o comprador, sem impor absolutamente nada. Você irá conquistá-lo! O usuário vira seu cliente porque ele vê valor no seu produto e na sua marca num geral, englobando desde filosofia, qualidade, à comunicação e relacionamento. Entenda que você não está impondo essa aceitação. Você produziu um conteúdo, onde seu cliente enxergou a resolução da dor dele. Você ganhou confiança e se tornou um influenciador!

O valor do Content Marketing está em investir em estratégias, onde seu prospect se torna um lead/cliente com muito potencial, sem se sentir forçado ou obrigado, porque você está entregando a ele uma informação de muito arrojo (seja em uma postagem em rede social, ou no retorno de uma dúvida, por exemplo), ‘’sem esperar nada em troca’’, construindo assim, uma relação de confiança com ele.

Essa é uma estratégia que pode fazer toda a diferença para que sua empresa esteja sempre fortalecida dentro do mercado, e nunca ameaçada. Trabalhe para ser referência dentro de seu nicho ou segmento. Produza conteúdos diários, ou com uma periodicidade não muito larga, realmente úteis para o seu público, porque com certeza isso trará muitos pontos positivos para seu negócio , envolvendo desde o crescimento de sua marca, destacando seu produto, à valorizar seu tráfego orgânico, trazendo lucro a curto, médio e longo prazo. Tenha o foco em aumentar suas vendas, reduzir seus custos e fidelizar seus clientes.

Por Natália Duarte Lemos

LinkedIn: linkedin.com/in/natália-duarte-t-lemos

+55 11 97300-5321

Tenho experiência em plataformas de comércio eletrônico (e-commerce e marketplace), Cloud ERPs, gateways de pagamento e logística, além de ferramentas como Pacote Office, MailChimp, LiveChat, Domo, Pipedrive, Trello, Basecamp, RD Station, hub de marketplace, e vasta experiência na área de marketing e eventos. Curiosamente, à parte do mercado de tecnologia (meu grande foco hoje), tenho paixão também pela área de turismo (e possuo experiências profissionais nesta área também – 9 anos ao total – vide histórico profissional em meu perfil). Com muita experiência em vendas e na retenção de clientes dentro de casa, aprecio o bom relacionamento entre clientes e empresas, afinal de contas, eles são nossos melhores vendedores.

Fontes de pesquisa:

https://propmark.com.br/mercado/content-marketing-chama-a-atencao-de-empresas-etransforma-agencias/

https://prable.org/blog/why-is-content-marketing-essential-for-your-company/