Conteúdo produzido por empresa parceira Mulheres no E-commerce

É fato consumado que o público feminino vem conquistando cada vez mais espaço dentro do universo do empreendedorismo, conduzindo seus próprios negócios – com histórias de sucesso que inspiram outras mulheres a adentrar esse mundo.

Isso coloca o empoderamento feminino sob destaque, ganhando cada vez mais repercussão e mostrando que o mundo dos negócios também é lugar delas.

Uma grande parte  das empreendedoras surgem após se tornarem mães.  Nesse momento, muitas enxergam uma oportunidade no empreendedorismo  para estar mais  próximas de seus  filhos, ter mais flexibilidade de horários ou mesmo por uma demissão no retorno da licença maternidade. Essas empreendedoras trazem exemplos de superação e perseverança, pois elas conseguiram vencer muitos desafios nesse meio: preconceito, duplas (ou até triplas) jornadas, falta de incentivo…Nesse contexto, é interessante compreender como isso vem acontecendo e quais são as mudanças dessa transformação do mercado, além de iniciativas que promovem o empreendedorismo feminino, corroborando o cenário atual do empoderamento das mulheres.

Conceito de empoderamento feminino

O conceito que reflete o empoderamento feminino é referente a uma consciência coletiva na qual mulheres tomam para si o poder sobre suas características femininas e se posicionam diante das conquistas que almejam. Esse conceito faz com que esse grupo ganhe maior representatividade, fortalecendo-se para superar os desafios da sociedade e desenvolver a equidade de gêneros.

Esse conceito surgiu na década de 1970, nos EUA, por um movimento para incentivar a auto valorização  das mulheres e sua busca por serem reconhecidas como cidadãs, desfrutar de direitos igualitários, terem as mesmas oportunidades de trabalho de forma que elas sejam quem desejam ser.

Resultados recentes – mas de uma luta antiga

Por volta da Segunda Revolução Industrial, iniciou-se a incorporação da mão de obra das mulheres na produção em massa das indústrias, o que deu o pontapé inicial para que elas fossem em busca de reconhecimento e posicionamento no mundo dos negócios. 

Até então, eram os homens que detinham alguns direitos em caráter de exclusividade como:

  •  Acesso à educação e à cultura;
  • Melhores remunerações;
  • Direito ao voto;
  • Isenção das tarefas domésticas.

Enquanto as mulheres iniciavam sua trajetória no mundo trabalhista e corporativo, conciliando os papéis de mãe, dona de casa e trabalhadora.

E, somente depois de muitas conquistas, essas atreladas à mudança cultural e à revolução tecnológica, aumentaram o espaço de participação da mulher no mercado de trabalho – promovendo gradativamente a equidade de gênero.

 

Como o empoderamento feminino ajuda a promover a equidade de gênero?

O cenário trabalhista vem mudando significativamente nas últimas décadas, colocando a mulher no mercado de trabalho e também como donas de seus próprios negócios.

Seja frente a primeira ou segunda opção, a realidade é que ambas auxiliam a colocar a mulher em um pé de igualdade.

Empresas que investem na equidade de gênero e apoiam o empoderamento das mulheres no mercado de trabalho abarcam uma série de benefícios, já que aumentam a motivação da equipe e o engajamento dos colaboradores, além de posicionar a marca no mercado de maneira positiva – como referência que valoriza o público feminino.

 

Mudanças que o empoderamento feminino traz ao mercado de trabalho

Abaixo listamos as mudanças mais profundas que o empoderamento feminino vem trazendo no mercado de trabalho:

Modificações na cultura das empresas: 

Com o crescimento da conscientização, as empresas estão procurando ampliar seu investimento na diversidade de gênero, optando por incluir mais mulheres nas equipes e em cargos de liderança, visando estimular o desenvolvimento de todos os colaboradores.

Melhora na conscientização: 

Quando se fala em tempo histórico, as mudanças tendem a ser lentas, portanto, considerando que esse movimento nasceu há apenas meio século, ainda há muita conscientização vindo por aí, fortalecendo a tendência de que o preconceito diminua de forma gradativa.

Autoaceitação das mulheres: 

O movimento de empoderamento feminino vem ajudando as mulheres a aceitarem suas características femininas e valorizá-las, de forma a desconstruir estereótipos impostos ao longo dos séculos, além de lutarem para conciliar carreira com maternidade – algo sempre desafiador.

Mais poder de decisão da mulher: 

Essa mudança de pensamento permite que as mulheres reconheçam suas capacidades e vença a temida síndrome da impostora, que acaba aparecendo até mesmo por influências familiares.

 

Panorama do empreendedorismo feminino no Brasil

Pesquisas sobre o panorama do empreendedorismo feminino mostram algumas características marcantes deste movimento no Brasil, que no fim de 2022 atingiu a marca de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras.

A última pesquisa do Sebrae, baseada em dados coletados pelo IBGE, mostra que, no terceiro trimestre de 2022, mais de 34% dos empreendedores brasileiros eram mulheres.

Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid-19 afetou grandemente o mercado de trabalho, impondo a necessidade de inovação, exigindo mudanças de rota e reorganização de planos. 

As mulheres sentiram ainda mais fortemente esse impacto e muitas vislumbraram no empreendedorismo um caminho para a autonomia financeira e profissional e uma possibilidade de renda, com flexibilidade de horários.

Nesse contexto, o Sebrae, apurou que 55,5% das novas empresas criadas no período de pandemia foram abertas por mulheres, configurando um aumento expressivo na taxa de empresas nascituras. No entanto, quando se fala em empreendedorismo feminino, infelizmente nem tudo são flores, pois entre as empresas estabelecidas no mercado e empreendimentos novos (foram considerados empreendimentos com até 3,5 anos de operação), observou-se uma queda bem significativa em relação a 2019.

Sendo 62% nos negócios estabelecidos e 37% em novos empreendimentos.

Esses números refletem uma realidade acerca do abre e fecha de negócios conduzidos por mulheres, mas também apresentam falhas para explicar toda a complexidade do empreendedorismo feminino.

Dados por estado do empreendedorismo feminino brasileiro

Os estados que lideram o ranking dos estados com maior proporção de mulheres donas dos seus negócios são Rio de Janeiro e Ceará. Em ambos, as mulheres detêm cerca de 38% do universo dos empreendedores, acima dos 34,4% da média nacional. O Maranhão, por sua vez, apresenta a maior proporção de conta própria entre as donas de negócios, sendo 93% a medida do estado contra os 87% na média nacional. 

Já o estado de Minas Gerais apresenta a maior proporção de empregadoras mulheres entre aquelas que são proprietárias dos seus negócios: 18% no estado contra os 13% da média nacional.

Considerando a distribuição das mulheres que são donas de negócios em cada região brasileira, o Sudeste é o líder, contando com uma participação de 44% de mulheres proprietárias de negócios contra 42% do total de negócios liderados por homens. 

O Sebrae também apurou que nos últimos seis anos houve uma expansão recorde da proporção de mulheres que são donas de seus negócios na região Sudeste – subindo de 41% para 44%, e queda dessa proporção no Nordeste – 27% para 24%.

 

Empreendedorismo feminino e seu incentivo ao empoderamento de mulheres

Enquanto no mundo do mercado de trabalho muitas mulheres ainda têm uma remuneração inferior à dos homens – no empreendedorismo é que elas encontraram terreno fértil para tornarem-se protagonistas de suas histórias, alcançando seus objetivos profissionais que as levam a realizar suas metas pessoais durante o processo.

Os resultados obtidos pelo posicionamento do empoderamento feminino no Brasil estão intrinsecamente ligados ao crescimento do empreendedorismo entre as mulheres.

Isto deve ser motivo de comemoração, pois mesmo com todas as dificuldades e barreiras culturais que ainda existem, o espaço das mulheres está sendo conquistado.

O sucesso de uma mulher empreendedora impulsiona outras a buscarem seus sonhos

O fato é que: mulheres empregam mais mulheres. 

Mesmo que a maioria dos negócios comandados por mulheres não tenha funcionários, uma pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora – IRME mostrou que:

  • 60% das mulheres empreendedoras, quando contratam, priorizam a mão-de-obra feminina;
  • 45% dos empreendimentos liderados por mulheres possuem uma equipe de trabalho majoritariamente feminina;
  • Sete em cada dez empreendedoras possuem sócias mulheres.

 

Empreendedorismo feminino como ferramenta de transformação e empoderamento

Quando uma mulher empreende, ela aumenta sua autoestima, sente-se mais realizada, gerando a sua volta um ciclo de prosperidade para sua comunidade, sua família e inclusive atingindo a outras mulheres. 

Isso as incentiva a investir mais na educação dos filhos, oferecendo suporte à comunidade e auxiliando familiares e amigos. Isso tudo gera uma rede de apoio que se fortalece e possibilita melhores horizontes financeiros e profissionais. 

Além de impulsionar o empoderamento das mulheres, o empreendedorismo atua como uma ferramenta de transformação social, econômica e profissional – gerando também uma mudança pessoal na vida das mulheres, estimulando seu senso de capacidade, sua autonomia e sua independência.

 

Empresas que apoiam o empreendedorismo feminino contribuem para o empoderamento

Além do Instituto Rede Mulher Empreendedora – IRME, outros institutos e empresas possuem ações que incentivam o empreendedorismo entre as mulheres – culminando num público feminino mais empoderado e ciente das suas capacidades.

Podemos citar:

ElaVence: um hub criado por Camila Farani, que oferece conteúdo, cursos e ações de apoio ao empreendedorismo e ao progresso feminino;

  • EY Entrepreneurial Winning Women™ Brazil: trata-se de uma iniciativa que desenvolve projetos no Brasil e em outros países com objetivo de reconhecer, apoiar e fortalecer empreendedoras na expansão de seus negócios;

O Bling apoia o empreendedorismo feminino!

 

Uma dessas empresas que apoiam iniciativas de empreendedorismo feminino que gera empoderamento, sucesso profissional e independência é o Bling.

Somos uma empresa que opta por fortalecer uma ótica conectada com a cultura da diversidade e do empoderamento feminino.

Sabe por quê? Pois o sistema de gestão ERP Bling com suas funcionalidades modernas auxilia inúmeras empreendedoras brasileiras a buscarem seu empoderamento e conquistarem seu lugar no mercado de trabalho, ao dispor de uma plataforma super completa para a gestão do negócio.

O Bling conta com os melhores recursos para a mulher empreendedora administrar sua empresa com êxito!

 

Vantagens das empresas de mulheres que contam com o Bling:

Selecionamos os principais benefícios de contar com nosso software de gestão em seu negócio:

Redução da burocracia nas atividades;

  • Melhora o controle dos processos feitos;
  • Conta digital;
  • Permite a padronização de processos;
  • Traz mais competitividade para a empresa;
  • Torna o negócio mais seguro;
  • Agiliza as operações cotidianas;
  • Oferece dados concretos sobre a saúde financeira do negócio;
  • Emissão de notas fiscais de forma descomplicada;
  • Preenchimento do setup uma única vez – evitando retrabalho;
  • Ajuda as mulheres a venderem on-line;
  • Oferece mais de 250 integrações com marketplaces e plataformas de e-commerce;
  • Variedade de soluções logísticas;
  • Gestão assertiva do estoque;
  • Melhora o controle financeiro;
  • Função de Frente de caixa – PDV online que integra loja física e virtual

Para quem é o Bling?

Além das mulheres empreendedoras, foco do texto de hoje, o ERP Bling é perfeito para:

  • E-commerces;
  • Lojas físicas; 
  • Prestadores de serviços;
  • Pequenas indústrias;
  • E mais.

Se empreender é o seu sonho, o Bling pode te ajudar a conquistá-lo!  Mais que um ERP, o Bling é um sistema completo de gestão e vendas com serviços financeiros e vantagens exclusivas – tudo em um só lugar. Desenvolvido para lojas físicas e/ou digitais, a ferramenta impulsiona o crescimento de quem está vivendo o sonho do negócio próprio.

Temos orgulho de ser uma empresa que ajuda as empreendedoras a buscarem seu caminho no mundo dos negócios, fortalecendo seu empoderamento e realizando seus sonhos.

 

Daniella Doyle é Head de Marketing na Bling